Regiões Pastorais celebram Festa de Cristo Rei e Abertura do Ano Vocacional

21/11/2022 . Notícias da Diocese

A Solenidade de Cristo Rei, celebrada neste domingo (20), marcou a abertura do 3º Ano Vocacional na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, festejando também o Dia do Leigo e da Leiga, e encerrando o Calendário Litúrgico.

Cada Região Pastoral, com programação própria, desenvolveu atividades alusivas a Cristo Rei e às vocações, como palestras, e momentos de oração e reflexão, como procissão, adoração e missas. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Região 1), Distrito de Senhora do Carmo, em Itabira; a Paróquia São José (Região 2), em São José do Goiabal; e a Comunidade São Pedro, no bairro Caravelas, da Paróquia Sagrada Família (Região 3), em Ipatinga, acolheram as caravanas que se deslocaram até os locais do encontro religioso.

Dom Marco Aurélio Gubiotti, Bispo Diocesano, marcou presença no dia de Cristo Rei na Comunidade São Pedro, onde presidiu a Eucaristia.

Na Festa do Cristo Rei, dia do Leigo e da Leiga, fica muito mais significativa a celebração. Cristo Rei, aquele que é o ungido de Deus, nós lembramos da nossa vocação batismal. Batismo pelo qual nós nos tornamos cristão, participamos da unção espiritual do próprio Cristo”, afirmou Dom Marco.

Terceiro Ano Vocacional

O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Dom Marco Aurélio Gubiotti faz um convite:

É tempo de nós refletirmos, é tempo de nós rezarmos a nossa vocação comum, nossa vocação à santidade, a nossa vocação a sermos discípulos missionários de nosso Senhor Jesus Cristo”. O bispo ainda completa que “esse ano vocacional se reveste com o tema que é do momento, que a Igreja do mundo inteiro está voltada para a questão da Sinodalidade, sermos uma Igreja que caminha junto, refletindo sobre nossa vocação, rezando a nossa vocação, e promovendo uma espiritualidade vocacional em toda a nossa Diocese”.

Região Pastoral 1:

Região Pastoral 2: