Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

02 de dezembro de 2022

Região Pastoral I comemora os 35 anos da Pastoral da Criança em Itabira(MG)

01/08/2022 . Notícias da Diocese

Ontem, 31 de julho, celebrou-se os 35 anos da Pastoral da Criança em nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, e na Região Pastoral I, esta comemoração aconteceu na Igreja São João Batista, no Bairro João XXIII em Itabira(MG), com a presença significativa de crianças e famílias das paróquias: Santo Antônio, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora do Carmo (Distrito de Senhora do Carmo), Nossa Senhora da Conceição(Distrito de Ipoema), Nossa Senhora do Rosário(Santa Maria de Itabira) e  Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que são atendidas pela Pastoral.

As comemorações tiveram início com a presença do Coordenador Regional de Pastoral Pe. Ueliton Neves da Silva, que salientou a importância da Pastoral da Criança na Diocese, e agradeceu a cada líder que acompanha as famílias nas paróquias da Região Pastoral 1.

Após a oração do Terço da Misericórdia, teve início a tarde de recreação organizada pelas líderes e voluntários(as), com brincadeiras como corrida de saco, pintura no rosto, contação de história, brinquedos utilizando material reciclado além de cama elástica, tivemos também barracas da Pastoral Afro e da Pastoral da Criança com folhas de chás, e foi distribuído pipoca, chup-chup e algodão doce, afinal é festa.

Antes da celebração eucarística as paróquias apresentaram de forma criativa algum aspecto da metodologia utilizada pela Pastoral no trabalho com as famílias e no final o testemunho da Líder, D. Secundina, da Paróquia Nossa Senhora da Penha que salientou a importância da pastoral na vida das famílias e após foi servido um caldo para todos os participantes.

A celebração eucarística foi presidida pelo Pe. Hideraldo Verissimo Vieira, concelebrada pelo Pe. Daniel Rillela Orpilla, CICM e pelo Frei Otaviano Souza de Andrade. Ao longo da celebração foi rememorado os momentos significativos da caminhada da Pastoral sempre com a participação das líderes e as crianças, e no final uma singela homenagem a Nossa Senhora da Conceição Aparecida que foi coroada com flores trazidas pelas crianças, ao som do ministério de música que animou lindamente toda a celebração. No final, o “Parabéns pra Você” teve direito a bolo e vela, servido para todos os participantes no final da celebração.

Por tudo isso, nossa gratidão a todas e todos que ajudaram na realização desta linda festa, agradecemos a presença do pe. Daniel, CICM e a Fia, coordenadora do Clube de Mães, representantes de seus antecessores que há 35 anos juntamente com as Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Dores iniciaram o trabalho da Pastoral da Criança nesta realidade, ao Pe. Hideraldo que acolheu esta festa, as paróquias, leigas e leigos que doaram os alimentos e os bolos e ao Secretariado Diocesano pelo apoio e suporte. Deus os abençoe.

Confira algumas fotos deste dia:

Texto: Rosimeire Figueiredo
(Coordenadora Regional da Pastoral da Criança)