A Região Pastoral 1 celebrou no último domingo, 17 de novembro, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Itabira, a oitava edição da Jornada dos Pobres, com o tema “Ouve o meu clamor” e o lema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Sir 21, 5), atentos ao chamado do Papa Francisco: “abrir nossos corações à oração e à solidariedade com os mais necessitados. Um encontro marcado pela convivência, escuta e cuidado, um caminhar juntos, como irmãos e irmãs, construindo um mundo mais justo e fraterno para todos”.
A programação teve início às 08h com o café e a apresentação “o que é a Jornada Mundial dos Pobres?”. Tendas expostas no pátio da igreja apresentaram alguns serviços que são oferecidos pelas pastorais sociais e pela secretaria de assistência social do município de Itabira. A santa missa, presidida pelo Pe. José Marcelino de Magalhães Filho, pároco da paróquia, foi celebrada às 10h e após a missa, num gesto de partilha, todos puderam sentar-se juntos à mesa para o almoço.
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco em 2016, ao final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A data, celebrada anualmente no 33º Domingo do Tempo Comum, busca conscientizar a comunidade sobre a realidade da pobreza e convidar todos a ações concretas de solidariedade e compaixão com os mais vulneráveis.
A iniciativa surgiu como um chamado à Igreja e à sociedade para reconhecerem a presença de Cristo nos pobres e excluídos, e para responderem a essa realidade com amor e serviço. No Brasil, a Igreja adotou a Jornada Mundial dos Pobres, e não apenas o Dia Mundial dos Pobres, para ir além de uma celebração pontual e promover um período amplo de reflexão, conscientização e ações concretas em prol das pessoas empobrecidas. A ação permite que as comunidades e paróquias se envolvam em diversas atividades com as pessoas em situação de pobreza.