28 de março de 2024

Quarta-feira de Cinzas na Paróquia Nossa Senhora da Penha em Itabira

19/02/2021 . Notícias da Diocese

Na quarta-feira, 17 de fevereiro, toda a Igreja celebrou a Quarta-feira de Cinzas e desta forma iniciou-se também o Tempo da Quaresma para este ano de 2021. Na Paróquia a celebração foi realizada na Igreja Matriz, Santuário São Geraldo Majela e na Igreja Sagrado Coração de Jesus.

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída na Igreja há muito tempo e neste período da Quaresma é um tempo favorável para conversão e a prática da penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.

A intenção desse sacramental é nos levar ao arrependimento dos pecados, é fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.

Confira algumas imagens das Celebrações: