11 de maio de 2024

Projeto: Memórias de Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta

15/03/2022 . Notícias da Diocese

Nós da Paróquia Bom Jesus, da cidade de Bom Jesus do Amparo, Minas Gerais, em parceria com a historiadora, autora e palestrante, Senhora Tereza Pasin, do Santuário Basílica Nossa Senhora Aparecida, estamos desenvolvendo um projeto sobre Dom Carlos de Carmelo Vasconcelos Motta, com o objetivo de destacar a imagem eminente deste sacerdote, rememorando seus feitos e contribuições em nossa cidade e em toda a comunidade eclesial no Brasil e no mundo.

A abertura do projeto ocorreu no dia 18 de setembro de 2021, e ele encerrará em 18 de setembro de 2022. Durante esse período de um ano, realizaremos mensalmente, no dia 18, a solenidade em sua memória através da celebração eucarística, de forma a recordar suas virtudes e ações como homem, sacerdote e filho ilustre de nossa querida cidade, Bom Jesus do Amparo.

O livro conta um pouco da sua história será publicado em breve. Em parceria com a Editora Santuário e Gráfica Santuário, a historiadora Teresa Pasin, ilustra bem a vida, vocação e ministério do Cardeal Motta.

Um pouco da história deste grande homem

Em Memórias de Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Teresa Pasin narra à história de um grande sacerdote, que chega a Cardeal. A primeira parte é dedicada à sua infância; cidade natal; a influência de sua família em seu discernimento vocacional, e faz referência a sua ordenação sacerdotal, fato importantíssimo para a Igreja Católica.

Na segunda parte, é retratada a sua despedida do ceio mineiro para uma jornada extraordinária pelo Nordeste brasileiro, onde Dom Carlos Motta deixa seu palácio episcopal para residir em um lugar simples onde podia acolher a todos.

No coração do livro, evidencia como Dom Carlos, de São Luiz do Maranhão, assume a maior metrópole em nosso país e alcança enormes feitos e, por fim, toma posse em Aparecida, sua última casa. Cardeal Motta apresenta-se como um homem fiel a sua doutrina, destemido e idealizador, elevando ao que é hoje, um templo religioso, a Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora. Um Magnânimo!