05 de maio de 2024

Primeira reunião para realização do DNJ é realizada em Ipatinga

29/05/2023 . Notícias da Diocese

O DNJ (Dia Nacional da Juventude) – teve uma primeira reunião para sua organização na manhã do sábado (27), no Salão Pastoral Padre José Miranda, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Bairro Iguaçu, em Ipatinga. Em 2023, o DNJ será de âmbito diocesano e terá acolhimento na Paróquia São Francisco Xavier, de Coronel Fabriciano. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023, o evento terá como tema: “E todos ficaram saciados” (Lc 9,17).

Os trabalhos foram coordenados pela Irmã Sílvia Batista, religiosa Filha do Sagrado Coração de Jesus e secretária de Pastoral da Região Pastoral 1 da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, com o auxílio da secretária de Pastoral da Região Pastoral 3, Edna Oliveira. Também participaram da reunião, o Pe. Marco José de Almeida e Pe. Raimundo Rocha, respectivamente, pároco e vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, além de representantes de vários movimentos juvenis, como Infância Missionária, Pastoral Vocacional, Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica, Pastoral da Comunicação, Comunidade Católica Cordeiro de Deus, e do Setor de Pastoralidade do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – UNILESTE.

Após um rápido resgate do histórico de realização do DNJ, que há quase 40 anos celebra as lutas e as alegrias da juventude católica, Irmã Sílvia, junto aos demais participantes, encaminhou algumas ações, entre elas, a realização de um diagnóstico juvenil diocesano, que as Juventudes são uma das prioridades contidas no Plano Pastoral e de Evangelização, e a Semana Missionária em preparação ao DNJ 2023.

A próxima reunião de planejamento do DNJ está marcada para a manhã do sábado, 1º de julho, já em território da Paróquia anfitriã, São Francisco Xavier, em Coronel Fabriciano.

Texto e Fotos: Peterson Machado