20 de abril de 2024

Posse do novo Vigário Geral da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano

03/08/2022 . Notícias da Diocese

Em Missa presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, na Igreja Matriz da Paróquia São Domingos de Gusmão, município de São Domingos do Prata, na manhã do dia 01 de agosto do corrente ano, por ocasião da comemoração pelo Dia do Padre, assumiu o ofício de Vigário Geral de nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, por um período de seis anos, o Pe. Pascifal José do Nascimento, atual pároco da Paróquia São José, em Timóteo. Este sucede o Pe. Aloísio Vieira que outrora exerceu com zelo, solicitude e dedicação o ministério de auxiliar nosso bispo diocesano no governo e na administração de nossa Igreja Particular. A missa foi concelebrada por Dom Odilon Guimarães Moreira, nosso bispo emérito, e pelos presbíteros do clero secular e religioso.

Após a saudação inicial pelo presidente da celebração, Pe. Márcio Soares, secretário ad doc, fez a leitura da provisão de nomeação e o novo vigário geral, diante do Altar e pondo as mãos sob o Evangeliário, fez a sua Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade. Ao final da missa, o secretário ad hoc, leu a ata de posse, que foi assinada pelos presbíteros presentes.

O Vigário Geraldo é aquele que ajuda o bispo no governo de toda diocese, dotado do poder ordinário, vicário, que lhe conferem o Direito Canônico (Cân. 475). Em virtude do seu ofício, compete-lhe, na Diocese toda, o poder executivo que, por direito, pertence ao bispo diocesano, exceto os atos que o Bispo tenha reservado para si ou que, pelo Direito, requeiram um mandato especial – de fato, as competências atribuídas ao Bispo Diocesano e não ao Ordinário Local – esse mandato especial pode ser concedido habitualmente. Cabem-lhe também as faculdades habituais concedidas pela Sé Apostólica ao bispo e a execução dos rescritos, salvo aja determinação expressa em contrário ou tenha sido escolhida a própria competência pessoal do Bispo Diocesano (Cân. 479). Deve se reportar ao Bispo Diocesano as principais atividades já realizadas ou por realizar e nunca proceda contra sua vontade ou mente (Cân 480).

A intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira de nossa Diocese, faça descer copiosas bênçãos sobre o Pe. Pascifal José do Nascimento.

Itabira, Sede do Bispado
03 de agosto de 2022

Confira algumas fotos deste dia:

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação