Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

12 de março de 2025

Posse Canônica do Padre Francis Regis Almeida, em Itabira

24/02/2025 . Notícias da Diocese

Na última sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025, às 19h, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no município de Itabira, região pastoral 1 desta nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, o Exmo. Revmo. Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, presidiu a santa missa e empossou, para o ofício de pároco da supracitada paróquia, o Revmo. Sr. Pe. Francis Regis Almeida.

A missa com o rito de posse canônica foi concelebrada por diversos padres da Diocese e teve a assistência de alguns diáconos permanentes. A Celebração Eucarística contou, ainda, com a presença uma grande participação do Povo de Deus.

Após a saudação inicial, realizada por Dom Marco Aurélio, e a entrega das chaves da Igreja, o Diácono Permanente Júlio Maria Abílio Ferreira, secretário ad hoc, fez a leitura da provisão de nomeação. Em seguida, Pe. Francis Regis, diante do Altar, proferiu a profissão de fé e prestou o juramento de fidelidade. Antes da aclamação do Evangelho, o novo pároco recebeu das mãos do Bispo diocesano o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra.

Após a homilia, o novo pároco, diante do bispo diocesano, renovou as promessas sacerdotais feitas no dia de sua ordenação presbiteral, e recebeu alguns instrumentos para bem desempenhar sua missão pastoral. Ao receber a chave do sacrário e abri-lo, colocou-se diante do Santíssimo em um breve momento de adoração, juntamente com o bispo diocesano; o Batistério, local onde os novos cristãos renascem para a fé; o Confessionário, lugar da misericórdia e a Sédia (cadeira da presidência). Em seguida, Dom Marco Aurélio apresentou à comunidade reunida o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, e a comunidade em festa acolheu com alegria o seu novo pastor.

A Celebração prosseguiu com a oração dos fiéis e a liturgia eucarística. Após a oração pós-comunhão, Pe. Francis foi acolhido com palavras de esperança e de incentivo à sua nova missão, e este dirigiu palavras de agradecimento pelo acolhimento da comunidade, destacando sua alegria de poder estar desempenhando sua missão em sua paróquia de origem, onde então amadureceu a sua fé e sentiu-se chamado ao ministério ordenado. Ao final da celebração, o secretário ad hoc proferiu a leitura da ata de posse que, logo em seguida, foi assinada pelas pessoas de direito.