29 de março de 2024

Por imposição das mãos de Dom Marco Aurélio Gubiotti, o Diácono Willian Moreira Paulino foi ordenado Presbítero

18/04/2023 . Notícias da Diocese

“O sacerdócio não é um simples ‘ofício’, mas sim um sacramento: Deus se vale de um homem com suas limitações para estar, através dele, presente entre os homens e atuar em seu favor.” (Papa Bento XVI)

Na manhã de sábado do dia 15 de abril, no Centro de Evangelização Pe. Efraim Solano Rocha, da Comunidade Católica Deus Existe, Paróquia Santa Ana, no município de Santana do Paraíso, foi ordenado presbítero o Diácono Willian Moreira Paulino. Presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, a Solene Eucaristia contou com a presença do clero diocesano e centenas de fiéis, que puderam testemunhar este momento especial para a diocese.

Natural de Santana do Paraíso, Padre Willian nasceu em 23 de março de 1992, foi ordenado diácono no dia 05 de novembro de 2022 e é o primeiro filho padre da Paróquia Santa Ana, em Santana do Paraíso. O neo sacerdote escolheu por lema “É pela graça de Deus que sou o que sou” (1Cor 15,10).

De acordo o Pontifical Romano, o rito de ordenação sacerdotal é dividido em seis momentos dentro da Celebração Eucarística: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos, entrega da patena e do cálice, seguidas da acolhida e do abraço pelo bispo e recepção do novo presbítero pelos seus irmãos padres.

Logo após a Liturgia da Palavra, aconteceu o rito da Ordenação Presbiteral, que abençoou o novo servo do Senhor para a missão.

Antes da homilia como manda o costume da Santa Igreja, o candidato foi apresentado ao bispo ordenante, o que foi feito pelo Pe. Márcio Soares, reitor do Seminário Diocesano São José, em Belo Horizonte. O reitor, ao apresentar o candidato e pedir que o bispo o ordene, dá testemunho que ele foi considerado apto a tal ministério.

Ao final da missa, houve o momento de agradecimento do neo-presbítero. Jesus, nosso Bom Pastor, não deixa faltar a sua Igreja homens da palavra, do altar e do povo, constantemente ele toma em suas mãos homens para o serviço.

O novo membro do clero diocesano agradeceu a Deus por tê-lo chamado para o serviço ministerial, ao bispo diocesano pela acolhida no presbitério da Igreja particular de Itabira-Coronel Fabriciano, seus formadores, paróquias por onde passou em estágio pastoral durante o período de formação no seminário diocesano, seus colegas seminaristas, aos seus pais e demais familiares, padres e diáconos, amigos e a todos que o ajudaram em sua caminhada vocacional e colaboraram para a realização da sua ordenação.

O novo presbítero exercerá, a princípio, seu ministério sacerdotal, nas paróquias São Domingos de Gusmão e Santo Antônio de Pádua, ambas no município de São Domingos do Prata, na condição de vigário paroquial, sendo o mesmo também o assessor diocesano da pastoral vocacional.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação