No último domingo, 03 de agosto de 2025, os fiéis de nossa Igreja Particular celebraram a abertura do Mês Vocacional, com celebrações nas três regiões pastorais, favorecendo que cada regional vivesse esse momento especial de oração, escuta e compromisso com as vocações. No Regional 1, a celebração foi realizada na Paróquia São João Batista; no Regional 2, o encontro aconteceu no Monte da Imaculada, em Rio Piracicaba; e no Regional 3, a abertura foi celebrada na Paróquia São Sebastião. Nesta ocasião, os fiéis do Regional 3 participaram com entusiasmo do Jubileu da Juventude, celebrado como parte integrante do Ano Santo da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi um momento de especial graça, que uniu o ardor vocacional à esperança renovada da juventude, iluminada pelo mistério da Encarnação. Cada local reuniu padres, religiosos, seminaristas, vocacionados, leigos e agentes de pastoral, num verdadeiro clima de comunhão e alegria.
Neste ano de 2025, a Igreja no Brasil vive o Mês Vocacional com o tema: “Peregrinos porque chamados”, e o lema bíblico: “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5). A proposta pastoral, inspirada pelo contexto do Ano Santo da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, reforça que toda vocação nasce do amor de Deus, é sustentada pela esperança e se realiza no seguimento de Jesus, na Igreja e no mundo.
Durante todo o mês de agosto, a Pastoral Vocacional e o Serviço de Animação Vocacional da CNBB e da diocese propõem um itinerário de oração e conscientização, dividido em quatro semanas temáticas:
As celebrações de abertura nas regiões da diocese foram marcadas por testemunhos vocacionais, bênçãos, presença de juventude, e forte apelo à corresponsabilidade de todos os batizados na promoção das vocações. O lema deste ano convida cada fiel a confiar na ação do Espírito Santo e a cultivar uma esperança viva, que brota da experiência do amor de Deus e se torna resposta concreta ao chamado que Ele faz.
A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano louva a Deus por este tempo de graça e convida todas as comunidades, paróquias e expressões eclesiais a se unirem em oração pelas vocações. Que este mês seja um verdadeiro tempo de despertar, escuta, discernimento e missão, e que muitos, tocados pelo amor do Senhor, tenham a coragem de dizer: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).
Região Pastoral 1
Região Pastoral 2
Região Pastoral 3