02 de maio de 2024

Pe. Wilner Pierre, CICM, celebra 25 anos de Sacerdócio

16/08/2021 . Notícias da Diocese

“Carrego, porém, este Tesouro em vasos de barro” (2 Cor 4,5-7)

As Paróquias de Nossa Senhora do Rosário de Santa Maria de Itabira e São Sebastião de São Sebastião do Rio Preto, se alegram ao comemorar o Jubileu de prata sacerdotal do Pe. Wilner Pierre, CICM.

Para bem celebrar tal acontecimento foi preparado o tríduo que contou com as presenças dos fiéis das duas paróquias assistidas pelo Pe.  Pierre, os sacerdotes confrades da Congregação do Imaculado Coração de Maria (CICM): Padre Marianus Gatti, Padre Ludendorff Couto, Padre Lesly Julien, além de seminaristas e amigos.

Pe. Wilner Pierre, CICM é natural do Haiti (Caribe/América Central), nasceu em 23 de fevereiro de 1962. Entrou na Congregação do Imaculado Coração de Maria no ano 1989. Depois de estudar Teologia, no México, fez estudos de formação permanente nos Estados Unidos (CTU-Chicago). Então, foi enviado para a República Democrática do Congo (África), como missionário. Lá recebeu o Sacramento da Ordem em 21 de abril de 1996. Chegou ao Brasil em 1º de agosto de 2013. Atuou como secretario provincial para a Congregação e, como padre, nas Paróquias de Santo Agostinho e Nossa Senhora de Fátima (Diocese de Nova Iguaçu/RJ). Em 24 de janeiro de 2021, com o coração aberto e cheio de amor para o serviço do Reino de Deus foi empossado como pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Santa Maria de Itabira e administrador paroquial da Paróquia São Sebastião de São Sebastião do Rio Preto.

E nessas terras mineiras encontrou muitos desafios: lidar com as diversas lideranças comunitárias, entender a cultura do povo e o “modo de ser igreja”; conhecer o jeito de ser das famílias e as incertezas da juventude diante do futuro, após concluir o Ensino Médio; o estilo de vida social – muito calma; as dificuldades de acesso às quase 40 comunidades pertencentes às paróquias – especialmente em dias de chuva; a insegurança devido a Covid-19 e as consequências negativas das enchentes da madrugada do dia 21 de fevereiro deste ano de 2021. Porém, um missionário não se deixa abater. Com paciência, otimismo, coragem, sabedoria, muita oração, reuniões e conversas, contando com a Providência Divina e a intercessão de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião vemos florescer o trabalho missionário no meio de nós e louvamos a Deus por tudo isso.

Na solenidade da Assunção de Nossa Senhora, último dia 15 de agosto, domingo, sob a presidência do nosso bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, sacerdotes amigos e com a presença de seminaristas e a parcela do povo de Deus das duas paróquias, foi celebrada a Missa em Ação de Graças pelos 25 anos de amor e serviço do Pe. Pierre à Igreja. Ungido e consagrado pelo Espírito Santo para o Serviço, atendendo ao chamado de Deus, da Igreja e da Congregação do Imaculado Coração de Maria, Pe. Pierre fortificado pelo amor de Maria Santíssima e como Ela, pronunciou novamente o seu “sim” com generosidade, atirando-se com confiança nas mãos do Senhor para o serviço missionário. Louvado seja Deus!

Por Arlete Guerra Bretas