26 de abril de 2024

Pe. Marcelo de Ávila, SX é empossado pároco da Paróquia São Francisco Xavier, em Coronel Fabriciano

08/05/2023 . Notícias da Diocese

No dia 04 de maio de 2023, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, no bairro Córrego Alto, em Coronel Fabriciano/MG, Pe. Marcelo Ribeiro Alves de Ávila, SX, foi empossado no ofício de pároco da Paróquia São Francisco Xavier.

A Missa de posse canônica foi presidida pelo bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano/MG, Dom Marco Aurélio Gubiotti, com a participação de vários padres, diáconos e membros das 19 comunidades paroquiais.

Na homilia, Dom Marco Aurélio partilhou com o novo pároco a experiência de ter exercido a mesma função: “Às vezes que me foi confiada essa missão, eu procurava alimentar a esperança no meu coração para corresponder o coração das pessoas do povo de Deus que me foram confiadas como pastor”. E completou: “É com muita esperança e muita alegria que o acolhemos. Tenho certeza e convicção que será um terreno muito fértil o seu ministério sacerdotal, testemunhando o carisma da sua congregação, o que muito nos enriquece”.

Pe. Roberto Carlos Marques da Silva, SX, superior dos Missionários Xaverianos da Região Brasil-Sul, presente à cerimônia, falou do “sim” dado por Pe. Marcelo à nova missão: “Assumiu com dedicação e coração quando ele soube que teria a responsabilidade de assumir uma paróquia tão grande”. O também missionário xaveriano reforçou: “É um sim não dado apenas à sua vocação missionária, mas um sim dado também ao santo povo de Deus”.

Por fim, Pe. Marcelo disse algumas palavras sobre o novo ofício missionário e pastoral assumido: “Pregar o Evangelho não é para mim um motivo de glória, é antes uma necessidade, uma imposição. Aí de mim, se eu não pregar o Evangelho”. O novo pároco não deixou de salientar que “não se pede para ser pároco para estar à frente das responsabilidades, mas responde-se a um apelo, a uma convocação: Aqui estou. Envia-me”.

Pe. Marcelo de Ávila, SX contará com o auxílio de dois vigários paroquias para conduzir e administrar pastoralmente as 19 comunidades,l eclesiais: Pe. José Maria Ribeiro dos Santos, SX, também apresentado na mesma celebração de posse canônica, e o Pe. Luiz Bissoloti, SX.

Texto: Peterson Machado
Fotos: Bruna Viana