28 de abril de 2024

Pe. José Marcelino é o novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Itabira

11/02/2022 . Notícias da Diocese

Na última quinta-feira, 10 de fevereiro, memória litúrgica de Santa Escolástica,  foi realizada a Missa de Posse Padre José Marcelino na Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Itabira(MG).

Presidida pelo nosso Bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, e concelebrada pelos Pe. Márcio, Pe. Ueliton, Pe. Marianus, Pe. Ludugerio, Pe. Daniel, a celebração foi assistida pelos Diáconos Permanentes Eduardo e Maurílio e pelos Seminaristas Robson e William.

Após acolher a todos, o Bispo apresentou à comunidade paroquial seu novo Pároco e destacou que “dizer que o pároco toma posse da Paróquia, é dizer que ele assume o compromisso de ser ministro, servidor”. Simbolicamente, Dom Marco Aurélio entregou uma chave ao Pe. José Marcelino e lhe proferiu algumas palavras sobre a sua missão de pároco, e este foi acolhido com uma salva de palmas.

Então, o Diácono Maurílio leu a Ata de Provisão de nomeação do Pe. José Marcelino como novo Administrador da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Itabira, e o Presbítero fez sua profissão de fé segundo a fórmula da Sé Apostólica, e manifestou seu compromisso com a Igreja, particularmente na Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Itabira.

Na Liturgia da Palavra, o Bispo diocesano entregou o Livro dos Evangelhos ao Pe. José Marcelino, como sinal de sua missão de ser mensageiro do Evangelho de Cristo, e o sacerdote, já de posse do Livro, proclamou o Evangelho da Missa.

Em sua homilia, Dom Marco Aurélio, ao mencionar a Primeira Leitura, ressaltou que uma das características fundamentais da fé do povo de Deus é que ele lê a sua história, a dos seus líderes, como história da salvação, e que eles se caracterizam por sempre relerem os fatos à luz de sua fé e da certeza que o Senhor Deus tem um amor providente e misericordioso por eles.

Neste aspecto, o Bispo destacou que essa meditação histórica, é algo para ser seguido, imitado por nós, que por isso nos convém refletir: “Qual é a nossa leitura de fé? Olhando para a minha história pessoal, histo familiar, os fatos que aconteceram, eu percebo os rastros da presença do senhor? Eu consigo reconhecer o Deus que me ama, que me chama, o Deus misericordioso e o Deus providente em minha vida?”, provocou, Dom Marco Aurélio.

Dessa forma, o Bispo alertou que é muito importante, se queremos verdadeiramente fazer uma experiência de fé, se nós queremos realmente cultivarmos a presença de Deus em nossa vida, fazer este exercício espiritual de olhar a nossa história mais antiga e a mais recente, não só no nível pessoal e familiar, mas também a história da nossa Comunidade, Paróquia, Igreja.

Ao meditar o Evangelho, Dom Marco Aurélio notou que encontramos no relato da cura da filha da Siro-Fenícia, um exemplo de fé a ser adotado, pois sua fé é uma fé profética, assim como deve ser a da comunidade que, na oportunidade, acolhe um novo pároco, e o Seminarista William para seu estágio pastoral.

Ao final da celebração, o novo pároco recebeu uma mensagem de boas vindas e uma singela homenagem dos seus novos paroquianos, que também acolheram carinhosamente o Seminarista William.

Por sua vez, Pe. José Marcelino manifestou sua gratidão a Deus por seu chamado e vocação, ao Dom Marco Aurélio pela confiança nele depositada. Agradeceu também ao povo de São Gonçalo, onde foi pároco por nove anos e ao povo de sua nova família, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Itabira, pela calorosa acolhida.

Por fim, Diácono Maurílio leu a Ata de Posse, que foi assinada por ele, pelo Bispo Dom Marco Aurélio, pelo novo pároco Pe. José Marcelino, e por duas testemunhas, membros da Paróquia.

Confira algumas fotos desta celebração: