08 de maio de 2024

Pe. José Geraldo de Melo é o novo Pároco da Paróquia Cristo Rei em Ipatinga (MG)

04/02/2022 . Notícias da Diocese

A última quinta-feira, 3 de fevereiro, foi um dia marcante para a Paróquia Cristo Rei em Ipatinga, pois neste dia foi realizada na Igreja São Miguel, a Missa de Posse do novo pároco Pe. José Geraldo de Melo e a apresentação do Diác. Francis Regis Almeida, que foi presidida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti e concelebrada por alguns presbíteros do clero de nossa Diocese e também religioso.

No início da celebração, Dom Marco Aurélio frisou que a ocasião era muito importante, pois neste momento a comunidade entrega o padre que estava assistindo-a, e agora recebe o novo pastor. Por isso, o Bispo destacou:

nós queremos colocar a vida e a caminhada pastoral desta Paróquia no altar da Eucaristia e suplicar as luzes do Espírito Santo para o Pe. José Geraldo de Melo, bem como para o Diác. Francis, que irá auxiliá-lo em sua missão pastoral e, também, é lógico, vamos pedir que este mesmo Espírito, abra a mente e o coração de todos os fiéis para empreendermos uma nova caminhada, a partir da chegada destes irmãos que vêm para servir”.

Simbolicamente Dom Marco Aurélio entregou uma chave ao Pe. José Geraldo e lhe proferiu algumas palavras sobre a nova missão de pároco, e este foi acolhido uma salva de palmas.

Em seguida, o Diác. Osvaldo Lima Filho, leu a Ata de Provisão de nomeação do Pe. José Geraldo, para o ofício de Pároco na Paróquia Cristo Rei, este em seguida fez sua profissão de fé segundo a fórmula da Sé Apostólica e manifestou seu compromisso com a Igreja, particularmente nesta Paróquia.

Na Liturgia da Palavra, o Bispo diocesano entregou o Livro dos Evangelhos ao Pe. José Geraldo, como sinal de sua missão de ser mensageiro do Evangelho de Cristo, e o sacerdote, já de posse do Livro, proclamou o Evangelho da Missa.

Após saudar a todos, Dom Marco Aurélio reforçou que celebramos hoje a acolhida de novos irmãos servidores da comunidade no ministério ordenado, e é muito importante ter fé na assistência do Espírito Santo na caminhada desta Paróquia. Em sua homilia, o Bispo fez-nos uma recordação e uma exortação a partir do testemunho de vida de São Brás e de Santo Óscar Romero, dois santos cuja memória é celebrada neste dia.

Diante do Evangelho, Dom Marco Aurélio apontou a conexão da Palavra de Deus com este momento celebrativo na Missa de Posse, pois a narrativa de São Marcos nos mostrou como deve ser todo os discípulos missionários de Jesus Cristo, no desprendimento, na confiança em Deus, no testemunho, não de nossas virtudes, mas da Palavra de Deus.

Ao fim da homilia, realizou-se o momento da Renovação das Promessas Sacerdotais, ocasião onde o novo pároco foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo na Paróquia, que em seguida o apresentou à sua nova comunidade, que com afeição e fé, se colocou em oração pelo Pe. José Geraldo e o acolheu com homenagem e uma calorosa salva de palmas.

Por sua vez, representantes das nove comunidades da Paróquia fizeram um gesto de acolhimento ao novo pároco que recebeu também uma mensagem de boas vindas. Por sua vez, Pe. José Geraldo manifestou sua gratidão a Deus por seu chamado e vocação, e ao Dom Marco Aurélio pela confiança. Agradeceu também à Paróquia Cristo Rei pelo acolhimento.

Ao fim, o Diác. Osvaldo Lima Filho, leu a Ata de Posse, que foi assinada por ele, pelo Bispo Dom Marco Aurélio, pelo novo pároco Pe. José Geraldo, pelo Diácono e por duas testemunhas, membros da Paróquia.

Fotos: Alvismar Goçalves