27 de abril de 2024

Pe. Francisco César Cruz Neto é o novo Pároco da Paróquia São Gonçalo

15/02/2022 . Notícias da Diocese

Na última sexta-feira, 11 de fevereiro, foi realizada a Missa de Posse do Pe. Francisco César Cruz Neto como novo Pároco da Paróquia São Gonçalo em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), que foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, e concelebrada por presbíteros do clero de nossa Diocese.

No início da celebração, Dom Marco Aurélio apresentou aos fiéis, o Pe. Francisco, os sacerdotes, diáconos e seminaristas colaboradores desta liturgia, e afirmou que é com espírito de fé que estavam ali para testemunhar a posse do novo pároco, mas explicou que tomar posse é tomar conta, é assumir diante da Comunidade, um ofício, por isso, o padre designado para pároco, toma posse do cargo, do ofício e do serviço.

Simbolicamente, Dom Marco Aurélio entregou uma chave ao Pe. Francisco e lhe proferiu algumas palavras sobre a nova missão de pároco. Em seguida, o Diác. Geraldo Ponciano leu a Ata de Provisão de nomeação do Pe. Francisco para o ofício de Pároco na Paróquia São Gonçalo, este em seguida fez sua profissão de fé segundo a fórmula da Sé Apostólica e manifestou seu compromisso com a Igreja, particularmente na Paróquia São Gonçalo.

Na Liturgia da Palavra, o Bispo Diocesano entregou o Livro dos Evangelhos ao Pe. Francisco, como sinal de sua missão de ser mensageiro do Evangelho de Cristo, e o sacerdote, já de posse do Livro, proclamou o Evangelho da Missa.

Após saudar a todos, em sua homilia, diante da Primeira Leitura, Dom Marco Aurélio destacou a importância da missão do líder e que para isso, é necessário que quem lidera um grupo, faça o que o Papa Francisco tem nos convidado que é ouvir, porque isso o qualifica para exercer sua responsabilidade.

No Evangelho, ante a narrativa de São Marcos, que apresenta as pessoas enfermas como modelos de discípulos, como por exemplo a sogra de Pedro que é modelo de disponibilidade. Com o surdo-mudo desta Liturgia não é diferente, sua limitação significava impureza e tinha a conotação de castigo divino.

Todavia, Jesus não entra nessa lógica, observou o Bispo, Ele toca aquele que era considerado impuro, e devolve-lhe a capacidade de ouvir e falar, e neste aspecto nos exortou:

Nós queremos ser como este surdo-mudo? Nós queremos reconhecer o nosso fechamento, a nossa dificuldade e nos colocarmos à disposição para ouvir e seguir a vontade de Deus?”

Especialmente, no tocante da nova missão do Pe. Francisco, o Bispo recordou que o pároco precisa da colaboração de todos e que a Paróquia é de todos. Então, realizou-se o momento da Renovação das Promessas Sacerdotais, ocasião onde o novo pároco foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo na paróquia, que em seguida o apresentou à sua nova comunidade, que o acolheu com uma calorosa salva de palmas.

Ao final da celebração, o Pe. Francisco recebeu uma mensagem de boas vindas de seus novos paroquianos. Por sua vez, o novo pároco manifestou sua disponibilidade de responder à missão e ao serviço onde for necessário. Agradeceu a Deus pelo dom da vida, aos seus familiares, à Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, ao Bispo Dom Marco Aurélio pela confiança depositada nele, aos amigos padres e as demais paróquias por onde passou, bem como o povo da Paróquia São Gonçalo pela amorosa acolhida.

Por fim, o Diác. Geraldo Ponciano, leu a Ata de Posse, que foi assinada por ele, Dom Marco Aurélio, pelo novo pároco Pe. Francisco, pelo Diác. Geraldo e por duas testemunhas, membros da Paróquia.

Fotos: Pastoral da Comunicação
Paróquia São Gonçalo