24 de abril de 2024

Pe. Emanuel Cordeiro Costa toma posse como Pároco da Paróquia São Pedro em Ipatinga

07/05/2021 . Notícias da Diocese

No dia 6 de maio, quinta-feira, foi realizada a Missa de Posse do Pe. Emanuel Cordeiro Costa, como Pároco da Paróquia São Pedro em Ipatinga (MG). A celebração que foi realizada na Matriz de São Pedro no bairro Limoeiro, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti e concelebrada pelo Pe. Emanuel e assistida pelo Diácono José Geraldo de Oliveira e o seminarista Cleiton Vítor dos Santos.

Antes de iniciar a celebração, Dom Marco Aurélio deu graças a Deus pela caminhada de fé do povo de Deus junto com o Pe. Emanuel, que a pouco mais de um ano é Administrador Paroquial da Paróquia, e observou que agora, após ele ser incardinado na Diocese, poderá assumir a missão de Pároco, e dar continuidade ao trabalho que já vem desenvolvendo. Simbolicamente o bispo diocesano entregou uma chave ao Pe. Emanuel e lhe proferiu algumas palavras sobre a nova missão de pároco.

Em seguida, o Diácono leu a Ata de Provisão e a nomeação do padre para o ofício de Pároco na Paróquia São Pedro, este em seguida fez sua profissão de fé segundo a fórmula da Sé Apostólica, e manifestou seu compromisso com a Igreja, particularmente na Paróquia São Pedro.

Na Liturgia da Palavra, o bispo diocesano entregou o Livro dos Evangelhos ao Pe. Emanuel, como sinal de sua missão de ser mensageiro do Evangelho de Cristo, e Pe. Emanuel, já de posse do Livro, proclamou o Evangelho da Missa.

Aos fiéis presentes e aqueles que acompanhavam a transmissão ao vivo pelo Facebook da Diocese, puderam acompanhar Dom Marco Aurélio numa contextualização histórica do início de seu bispado e recordou do primeiro encontro com o Pe. Emanuel, que na época ainda estava vinculado a Diocese de Divinópolis, lembrou do processo que passou para tornar-se membro do clero de nossa Diocese, e aproveitou da oportunidade para explicar como funciona a incardinação.

Em sua homilia, Dom Marco Aurélio esclareceu sobre o processo comunitário sinodal que nos aponta a Primeira Leitura. Na reflexão do Santo Evangelho, o bispo observou que apesar dele ser pequeno, ele é importantíssimo, pois Nosso Senhor nos doa um amor por onde, disse o bispo: “a Trindade passa habitar no seu coração, e você passa habitar na Trindade”. E na oportunidade nos convidou: “meus irmãos e irmãs, acolhamos este dom que Nosso Senhor nos oferece gratuitamente”.

Terminada a homilia, realizou-se o momento da Renovação das Promessas Sacerdotais, ocasião onde o novo pároco foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o bispo na Paróquia. Em seguida, recebeu de Dom Marco Aurélio a sede da presidência, que o apresentou à sua comunidade, que com alegria o acolheu com uma calorosa salva de palmas.

Ao final da celebração, o novo pároco recebeu uma mensagem de acolhida e de carinho de toda a família da Paróquia São Pedro, seguida de um canto. Por sua vez, Pe. Emanuel manifestou sua gratidão pela confiança em seu ministério, e a todas paróquias por onde passou e especialmente agora, à Paróquia São Pedro.

Por fim, o seminarista Cleiton Vítor dos Santos, leu a Ata de Posse, que foi assinada por ele, pelo bispo Dom Marco Aurélio, pelo novo pároco, Pe. Emanuel, pelo diácono José Geraldo e por duas testemunhas, membros da Paróquia.

Fotos: Paróquia São Pedro – Ipatinga (MG)