20 de abril de 2024

Pe. Adriano Mendes de Pinho é apresentado como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

19/01/2021 . Notícias da Diocese

No último domingo, 17 de janeiro, em Santa Missa realizada na Catedral Diocesana em Itabira (MG), o Pe. Adriano Mendes de Pinho foi apresentado como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Presidida pelo bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, a Missa foi concelebrada pelo Pe. Adriano e pelo Pe. Márcio Soares e foi também assistida pelo seminarista Francis. A  celebração contou com a participação reduzida dos fiéis devido ao momento que estamos vivendo, mas isso não ofuscou a alegria deste dia.

Ao iniciar sua homilia, Dom Marco Aurélio notou que providencialmente a Liturgia da Palavra do dia era bastante vocacional, pois nos deparamos na primeira leitura com o chamado de Samuel. O bispo observou entretanto, que na história dele, vê-se que inicialmente Samuel reponde o chamado em observância do desejo de sua mãe, mas depois de anos, ele é confrontado com sua vocação, à noite, num tempo de silêncio e de sono, e “para ouvir o chamado de Deus é preciso acordar, é preciso ter disponibilidade”, pontuou Dom Marco Aurélio.

O bispo disse ainda que a vocação é um processo pessoal, mas nem sempre, na maioria das vezes, é possível discerni-lo sozinho: “nós precisamos do outro, que o outro nos ajude com seu exemplo, com sua caminhada de fé, e isso faz com que a gente aprenda a ouvir e discernir o chamado de Deus, Samuel precisou de Eli”.

Dom Marco Aurélio destacou que o mistério da vocação acompanha nossa vida inteira e nós somos chamados a com o nosso testemunho de fé a ajudar o outro, “mas para ajudar o outro precisamos ouvir, ninguém pode ajudar o outro sem ele próprio estar disposto a sempre se colocar com a aquela mesma disposição da primeira reposta”, exortou o bispo.

Após a comunhão eucarística, a Paróquia manifestou sua afeição pelo novo vigário através de uma homenagem, da oração de uma Ave Maria por ele e uma salva de palmas. Por sua vez, Padre Adriano expressou sua alegria, gratidão de estar na Paróquia, e mais uma vez pediu orações por sua santificação.

Você pode acompanhar a gravação da Transmissão da Santa Missa Clicando Aqui!