No dia quatro de março do ano de dois mil e vinte e três aconteceu na diocese de Itabira- Cel. Fabriciano o encontro diocesano da Pastoral do Surdo. Este mesmo organizado pela coordenadora Gleicilaine, assessorado pelo seminarista estagiário Paulo Leal, juntamente com o diácono Geraldo Evangelista e demais membros da coordenação diocesana. Estiveram presentes surdos e intérpretes dos três regionais.
Foi uma oportunidade de rever a história da pastoral com os seus desafios e êxitos. Os surdos tiveram a oportunidade de externar os desejos que tinham em relação à pastoral. Nela, foi manifestado o desejo de aprenderem mais sobre aspectos próprios que compõe a fé católica e suas especificidades, como o acesso às informações básicas da fé, o que é a eucaristia, qual a história dos santos que aparecem nas Igrejas, a história de como surgiu a devoção a Nossa Senhora Aparecida, entre outros. Em relação aos intérpretes, pôde-se identificar o quanto almejam continuar a caminhada na pastoral diocesana, na luta pelo empoderamento surdo. Diante da proposta do diálogo entre eles, perceberam a necessidade de continuarem a estarem atentos aos clamores dos surdos, bem como um melhor entendimento no que diz respeito à liturgia, à catequese, de modo a vivenciarem melhor aquilo que está sendo transmitido. Tudo isto em vista do protagonismo surdo na Igreja, na pastoral.
Após ter tido experiências edificantes durante todo o dia de sábado, – como teatros, dinâmicas -, o encontro foi encerrado com a Celebração da Palavra. Com esta oportunidade que a pastoral teve de se reunir, os surdos expressaram seus anseios e suas felicidades em perceber o quanto a diocese está se empenhando para oferecer-lhes acessibilidade no anúncio do Evangelho.
Seminarista Paulo Leal