Pastoral da Educação da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano
Criação da identidade visual, compromisso renovado
No dia 6 de dezembro de 2025, reuniram-se na Arpas – Associação Regional de Promoção e Ação Social – , em João Monlevade, alguns membros da Pastoral da Educação das Regionais I e II. No encontro, após relatos dos trabalhos realizados pela Pastoral naquele ano e definição de práticas para o ano corrente, os participantes, percebendo que a Pastoral já estava adquirindo uma identidade própria, optaram por que esta tivesse, também, uma identidade visual própria, que traduzisse suas crenças e sua missão.
Assim, pouco tempo depois, Ana Maria de Sena, da Regional II, criou a seguinte identidade visual, que foi, posteriormente, aprovada pela maioria dos participantes da Pastoral:
A identidade visual proposta para a Pastoral da Educação da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano expressa a missão da Igreja no campo da educação. Criada a partir de elementos significativos, ela busca traduzir a todos as crenças e os objetivos da Pastoral.
Analisando, pois, a imagem, vê-se, no topo e ao centro, uma cruz, representando Cristo. Ele, que é o Mestre dos mestres, é também o fundamento de nossa fé, que sustenta toda a ação pastoral. Trata-se ainda de uma analogia, pois, assim como a cruz nos lembra a morte do Messias, libertando-nos do pecado, acreditamos que a educação também pode ser libertadora.
Prosseguindo a análise, percebe-se, sobre a cruz, uma pomba. Símbolo do Espírito Santo, sua presença no conjunto visual lembra que toda ação educativa deve ser conduzida pela sabedoria e pelo discernimento que esse Espírito nos dá. Afinal, é Ele que ilumina os agentes do processo educativo, levando-os à aquisição, ampliação e construção de novos conhecimentos.
Nota-se que ambos os símbolos estão no centro de um terceiro: um livro aberto. Este simboliza simultaneamente a Bíblia e o saber acumulado historicamente, ressaltando que fé e educação não se excluem, mas se complementam, como nos ensina Santo Agostinho.
Abaixo, erguendo o livro, as três figuras humanas, nas cores azul, vermelha e amarela, representam cada uma das regionais da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Elas, num gesto coordenado, mostram que toda a diocese tem a mesma visão com relação às crenças e aos objetivos da Pastoral; afinal, a educação deve ser vista como um valor a ser elevado, a partir da união dos esforços, da responsabilidade de todos e do compromisso social assumido por essa Pastoral.
Observa-se, por fim, que, na base da imagem, temos, novamente, as cores representativas das três regionais. As linhas curvas juntando-se em uma das extremidades reforçam a ideia de que a Pastoral tem de ser viva, dinâmica, sem, contudo, perder o aspecto de que todo movimento deve ser unido em prol da coletividade, do saber e do trabalho com a espiritualidade. Afinal, a Pastoral sabe que, como nos ensina o Evangelho, Cristo veio “para que todos tenham vida e a tenham com abundância” (Jo 10,10) e acredita que a educação é um meio de se alcançar uma vida mais abundante, pois já nos ensina o livro dos Provérbios: “Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você.” (Pr. 4,6)
A identidade visual traz, portanto, ainda mais responsabilidade para a Pastoral da Educação. Com o compromisso renovado, iniciamos 2026 na certeza de que muito temos de fazer para que a educação seja valorizada e que seus agentes estejam mais fortalecidos espiritualmente.