16 de setembro de 2024

Pastoral da Acolhida do Regional III se reúne em Ipatinga

21/08/2024 . Notícias da Diocese

Em sintonia com a programação do calendário diocesano, aconteceu no sábado, 17 da agosto, no ECC da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Ipatinga, o Encontro Regional da Pastoral da Acolhida 2024 da região pastoral 3.

Com o tema “ACOLHER É UM GESTO DE AMOR” e lema Cuide-se para cuidar do outro”, o evento visava trazer informações sobre como acolher bem em nossas comunidades e sobre os cuidados e atenção com nossos acolhedores.

A abertura foi realizada pelo Diácono Elias Pereira da Silva, da paróquia que recebeu o encontro. Após a condução de um momento de oração e louvor, ele falou da importância da acolhida na vida o povo de Deus citando diversos trechos da Sagrada Escritura relacionados ao acolhimento, como por exemplo a passagem de Gênesis capítulo 18, quando Abraão acolhe três homens e por sua acolhida e hospitalidade recebe a promessa de ter um filho, já na sua velhice.

Logo após, foi apresentada aos participantes, a estrutura da atual coordenação da Pastoral da Acolhida. A coordenadora do regional 3, Glória Aparecida Justino Silva e sua vice Célia Gomes Barros, o secretário Geferson Braz, ligado ao coordenador de pastoral do regional 3, Padre Uíldes Flávio Assis e o assessor da pastoral para o regional, Diácono Richard Simões. Da mesma forma, foram apresentados todos os coordenadores e representantes de cada paróquia presente.

Em seguida foi realizada uma dinâmica, ressaltando as características do bom acolhedor e uma pesquisa de diagnóstico visando compreender os desafios e expectativas da pastoral da acolhida em cada paróquia.

O encontro também foi agraciado com as presenças da Ir. Dulce Maria de Faria. das Irmãs da Beneficência Popular, e do Padre Pascifal José do Nascimento, Vigário Geral da Diocese e assessor diocesano da Pastoral da Acolhida, que em breves palavras, reforçou a importância do encontro, mostrando assim unidade e o compromisso de toda a Igreja com o povo de Deus em suas pastorais.

Após um farto lanche partilhado, o Diácono Richard falou do porquê devemos acolher bem uns aos outros. Tomando como base uma frase do Papa Francisco que diz: “Acolher o outro é acolher a Deus em pessoa!”, ele lembrou que todo o batizado é templo do Espírito Santo e, portanto, quando acolhemos o outro, acolhemos o Deus que nele habita.

Por fim, Padre Marco José, pároco da paróquia que acolheu o encontro, completou citando o papa Francisco, que devemos estar no meio do povo, sem nos achar superiores a ninguém mas iguais, e que os que lideram, devem buscar ser “pastores com cheiro de ovelha”, sentindo com o outro e ajudando-o nas suas necessidades, principalmente a aqueles que passam pelas diversas aflições da vida. Também lembrou a importância da alegria, pois somos “cartão postal” de uma Igreja que tem como centro o Cristo Ressuscitado e não morto, o que deve ser motivo de esperança para todos nós.

Encerrado com a Santa Missa presidida pelo Pe. Marco José, o encontro foi marcado pela participação massiva das equipes de acolhida das diversas paróquias da região. Mesmo as paróquias mais distantes e aquelas que ainda estão estruturando a Pastoral da Acolhida em suas comunidades enviaram representantes, o que tornou o encontro um verdadeiro espaço de integração, aprendizado e oração, reavivando o ânimo dos agentes da pastoral na continuidade da missão de acolher.

Texto e fotos Diácono Richardson Simões