26 de abril de 2024

Pastoral Afro-Brasileira Regional Leste 2 (MG): É hora de reencontrar o caminho da organização.

15/03/2023 . Notícias da Igreja

No período de 10 a 12 de março de 2023, aconteceu uma reunião ampliada da Pastoral Afro-Brasileira do Regional Leste 2 da CNBB. A primeira reunião pós-pandemia aconteceu na Casa de Encontro Cardeal Cardjin em Conselheiro Lafaiete, na Arquidiocese de Mariana. Participaram representantes das dioceses de Caratinga, Campanha, Itabira/Coronel Fabriciano, Divinópolis e as arquidioceses de Montes Claros, Mariana e Belo Horizonte. Foi um momento importante de fortalecimento da organicidade da Pastoral Afro no estado de Minas Gerais.

Na sexta-feira, dia 10, após o momento de espiritualidade e apresentação dos/as participantes, a integrante da Pastoral Afro e deputada estadual Leninha Alves fez uma análise da conjuntura estadual e nacional com foco na Campanha da Fraternidade de 2023. Na oportunidade ela enfatizou as iniciativas governamentais e de organizações do agronegócio que diminuem o acesso das pessoas ao alimento em quantidade e qualidade necessária. Mas lembrou também das várias iniciativas governamentais e das organizações da agroecologia e agricultura familiar que buscam garantir um alimento saudável e que seja acessível a toda população.

No sábado, dia 11, após o momento de espiritualidade, ouvimos a mensagem de Dom Otacílio Lacerda e Rodrigo Pires, respectivamente o bispo e o leigo que são as referências da Dimensão Social Transformadora do Regional Leste II.

Em sua fala, Dom Otacílio destacou a importância do tempo de quaresma, propício para caridade, oração, jejum, silencio e interiorização, tudo isso multiplicado em gestos de caridade para que a fraternidade seja sólida. Ressaltou a importância da Pastoral Afro como Pastoral Social que busca transformar para melhor a vida do Povo Negro.

Em seguida, foi a vez de Rodrigo Pires apresentar pontos importantes sobre o tema e o lema da Campanha da Fraternidade de 2023 que trata da fome, assunto que já foi tratado em outras duas campanhas (1975 e 1985). Em sua apresentação enfatizou os objetivos da CF23 e ao apresentar os números da fome no Brasil e suas causas, foi possível perceber que a fome atinge principalmente a população negra , em especial, as mulheres negras. Por fim, o assessor conclamou a Pastoral Afro a desafiar a realidade da fome em seus diferentes contextos, buscando formas de promover a alimentação saudável, a fraternidade e caridade, a luta por políticas públicas inclusivas que garantam a soberania alimentar e a denúncia a toda ação que gera fome e pobreza.

Ainda na tarde de sábado foram realizados trabalhos em grupos organizados pelas províncias eclesiásticas para discutir a organicidade da PAB e iniciar os preparativos para o 1º Encontro Mineiro da PAB que vai acontecer em outubro de 2023. Na plenária, foi possível sentir a força da nossa Pastoral Afro-Brasileira que a cada dia vai se consolidando em nosso estado de Minas Gerais. Após a plenária dos grupos, foi momento de celebrar com alegria o nosso dia de trabalho. Contamos com a presença dos Padres Jotaci Brasiliano (BH) e Jurandyr Azevedo (Pará de Minas), além do seminarista Dirceu Santos (Campanha).

No domingo, dia 12, iniciamos o dia com a espiritualidade e, em seguida, foi realizado um trabalho em grupo, quando os participantes discutiram sobre a identidade da Pastoral Afro e discutiram propostas para ampliar e qualificar cada vez mais o trabalho da PAB nas 28 arq/dioceses do Regional Leste 2
Na avaliação, os/as presentes manifestaram alegria e entusiasmo para ampliar a articulação pastoral em Minas Gerais e garantir maior inclusão eclesial, política e social do Povo Negro e assim, construirmos um estado e um país onde a justiça e a paz se abraçarão.

Venha para a Pastoral Afro. Precisamos de você.