Participação do Seminário Diocesano na Festa da Diocese

15/06/2022 . Notícias da Diocese

Celebramos neste domingo a solenidade da Santíssima Trindade, oportunidade em que pudemos nos encantar com esse inefável mistério da união das três Pessoas Divinas. Mas o que salta ainda mais aos nossos olhos é o desdobramento desse mistério em que, não só Deus está profundamente unido em si mesmo, como também nós estamos unidos uns aos outros por meio Dele. Tendo isso em vista, o Seminário Diocesano São José manifestou sua união ao seminarista Jhonatan Enrique marcando presença em sua admissão às Ordens Sacras.

Uma vez que o mistério da união da Trindade não se esgota, assim também não se esgota a experiência da unidade entre os cristãos. Isso é expresso pelo próprio sentido do rito da admissão dado que ele é a oportunidade em que, por um lado, o candidato ao Diaconato ou ao Presbiterato manifesta publicamente seu anseio vocacional, e, por outro lado, a Igreja acolhe o pedido. Oh, mistério tão harmonioso! Que os seminaristas participassem deste momento já seria por si só uma maravilha. No entanto, a grandeza que vivenciamos neste domingo foi que toda a nossa igreja particular, representada pelos participantes da Festa da Diocese, puderam se unir nessa alegria.

Quão ditoso é pensar que a alegria do seminarista admitido, não cabendo em si, necessitava ser extravasada para fora de si! Quão eletrizante é pensar que cada diocesano pôde sentir uma emoção que vinha de fora de si mas que passou a ser vivida como se sempre estivesse dentro de si. E a alegria que era de um, era de todos; e o que era de todos, não era de ninguém, isto é, tal foi a unidade experimentada naquele lugar que é quase impossível pensarmos que foi uma mera coleção de experiências individuais. Ao contrário, dizemos que ” a multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum.” (At 4,32) Eis a grandiosidade do que foi celebrado em Itabira. Que Nossa Senhora Aparecida cuide da vocação do Jhonatan para que ele adentre cada vez mais na experiência de união com Deus.