18 de abril de 2024

Paróquias Nossa Senhora de Fátima e São José Operário promovem Encontro de Formação da Campanha da Fraternidade 2022

30/11/2021 . Notícias da Diocese

As Paróquias Nossa Senhora de Fátima e São José Operário em João Monlevade (MG), promoveram encontros de formação da Campanha da Fraternidade 2022, com o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

As formações foram realizadas no último domingo (28/11). Na Paróquia Nossa Senhora Fátima aconteceu na Arpas e foi conduzida pelo Diácono Permanente Geraldo Luciano e por Ana Maria Sena – Secretária da Região Pastora 2. Já na Paróquia São José Operário foi realizada na Igreja Matriz de São José e teve como formador o pároco local, Pe. Jefferson Veronês. Além de apresentar os objetivos gerais e específicos da Campanha da Fraternidade, os encontros contaram com a reflexão acerca do tema proposto em nossa realidade.

Será a terceira vez que a Igreja no Brasil nos convida a refletirmos sobre a educação. Em 1982, trabalhou-se educação e libertação e como gesto concreto nasceu a Pastoral da Educação. Já em 1998, no caminho do jubileu, o centro foi a educação a serviço da vida e da esperança. Agora, em 2022, propõe-se uma “verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e a cidadania”, como expresso no texto-base.

O documento convida a todos a ver a realidade da educação em diversos âmbitos, iluminá-la com a Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos afim de que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz.

Confira algumas fotos das formações: