Paróquia São Miguel recebe a Guarda de Conga Nossa Senhora do Rosário

30/08/2021 . Notícias da Diocese

Na manhã de domingo, 29 de agosto, o adro da Igreja do Rosário, Paróquia São Miguel de Rio Piracicaba, teve a grata alegria de acolher as cores, batuques, dança e fé da Guarda de Conga Nossa Senhora do Rosário.

Com todo cuidado e protocolo necessários nesta pandemia, a guarda saudou a Maria Santíssima com fé, respeito e alegria. Depois de ficar um ano sem a Novena e a Festa, este ano a comunidade realizou a novena e neste domingo realizou a Missa Festiva em honra a Nossa Senhora do Rosário, presidida pelo Pe. Arlindo Coura, vigário da Paróquia.

Os Reis Flávia e Getúlio se fizeram presentes rezando e convidando a todos para que no próximo ano possamos juntos realizar a festa com todo júbilo que a Virgem do Rosário merece. Pe. Arlindo se fez a face acolhedora da igreja, falando de sua alegria em celebrar esta festa popular, da devoção a Nossa Senhora do Rosário herdada de seus pais.

A festa é também uma demonstração de fé em Nossa Senhora do Rosário é uma celebração da vitória da libertação dos escravos – celebração que se realiza através do resgate da sua cultura, raízes e tradições, transformados em devoção à Santa e em festa para toda a comunidade. É um erro uma evangelização que ignore e combata a cultura, juntamente com a religiosidade local, julgando-as primitivas. Deus é leve, Deus é simples e está junto ao povo sofredor.

Rubens Júlio, responsável pelo patrimônio municipal, e membro nato do Congado, diz com orgulho que: “Rio Piracicaba tem a honra de ter três guardas de Congo se tornando referência na região. Congado é oração, resistência, negritude e religiosidade popular.”

“Fé e cultura procedem ambas da riqueza infinita do Verbo Divino, que é, ao mesmo tempo, razão e sentido, fonte e plenitude” (Papa Francisco).

Salve Maria!