Paroquia São Geraldo Magela, de Ipatinga-MG, celebra Festa em Honra a São José

24/03/2023 . Notícias da Diocese

Com o tema: “ que eu possa crescer na sabedoria, força e obediência como São José” a comunidade São José – Paroquia São Geraldo Magela de Ipatinga celebrou no dia 19/3 a Festa em honra a seu padroeiro. A solenidade celebrada pelo vigário paroquial, padre Geraldo Morini contou com grande participação do povo de Deus.

Antes de sua reflexão a luz do evangelho do dia, neste 4º domingo da quaresma, padre Geraldo Morini fez memória dos outros três  domingos anteriores: No primeiro domingo Jesus nos ensina fugir das armadilhas de poder do demônio. Pois o homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus. Já no segundo domingo jesus leva -nos a orar e nos transfigurar, mostrar as claras o que somos e a quem seguimos. Já no terceiro, Jesus nos apresenta como água viva, pois quem a beber não terá mais sede, Jesus  é a água viva. Neste 4º domingo jesus se apresenta como a Luz do mundo. E nos pede “Deixe a luz de Deus brilhar sobre a sua vida”!

Neste dia 19/3 festejamos a solenidade em honra a São José, esposo da Virgem Maria, também venerado como Padroeiro da Igreja universal e da família. Embora sua figura, mesmo sendo bastante escondida, tem um protagonismo muito importante na história da salvação, afinal, ele pertencendo à tribo de Judá, ligou Jesus à descendência davídica; tornando-se Jesus, verdadeiramente “filho de Davi”, sendo desse modo o pai davídico a quem Deus confiou o Seu Unigênito.

No decurso do tempo, vários títulos foram dados a São José, para indicar essa paternidade em relação a Jesus Cristo: mas hoje cada vez mais se firma o título de pai davídico, pois de fato, a descendência davídica de Jesus vem por meio do glorioso São José.

Alguns questionam porque celebrar São José no período quaresmal que é um momento de silencio, oração e jejum em preparação para Páscoa do Senhor. Pois bem, durante a quaresma temos esta data festiva que quer nos ajudar ainda mais a entrar na obediência ao Plano de Deus e nos impulsionar para a missão. No dia 19 de março, celebramos a solenidade de São José, Esposo de Maria, pai adotivo de Jesus, Patrono da Igreja universal. Em alguns países nesse dia também se comemora o Dia dos Pais. É uma bela alusão à missão paterna de cuidar dos “filhos de Deus”. São José merece todo o nosso reconhecimento e a nossa devoção pois, ele soube cuidar da Sagrada Família, protegendo a Virgem Santa e a Jesus.

Após a missa teve barraquinhas ornamentadas pela Helena e Vanderly com comidas típicas.

Texto :Vilton Cantarino Silva e Fotografias de Vera Lúcia.