29 de março de 2024

Paróquia São Geraldo inicia celebrações da Primeira Eucaristia dentro do Período Pascal

12/04/2021 . Notícias da Diocese

A Primeira Eucaristia marca o início da comunhão com Cristo

A Paróquia São Geraldo Magela em Ipatinga (MG), deu início na noite de sábado, 10 de abril, às celebrações da Primeira Eucaristia das crianças que se prepararam para receber o sacramento, dentro do protocolo de biossegurança diante da pandemia da Covid -19.

O Sacramento foi ministrado pelo pároco, Pe. Aloisio Vieira, durante a Missa que atentamente escutou a renovação dos votos batismais dos adolescentes, após os mesmos acederem suas velas no Círio Pascal diante de um publico presencialmente reduzido e acompanhada por centenas de pessoas através das redes sociais da paroquia.

“Celebrar a Eucaristia no tempo de pandemia também é uma graça, é uma bênção, é um sinal da presença do amor de Deus, que nos envolve em todos os momentos”. É Ele que se dá a cada criança, a cada um de nós como alimento de vida. É Ele que também nos convida a acolhê-lo em nossa vida.

A “Primeira Eucaristia (comunhão)”, além de ser uma data para receber o sacramento da Eucaristia, é também a “festa” de entrada na vida comunitária, no “banquete” de Cristo, que tem tudo a ver com a comunidade. Senão, a celebração não teria nada de especial, não seria na Missa, com toda a comunidade presente. Seria individual.

Segundo a coordenadora comunitária da catequese, Margareth Aparecida Kruse, 03 catequistas receberam a missão evangelizadora de trabalhar com essas crianças no período de iniciação e que a realização das celebrações é motivo de alegria a cada um deles. “Que final de semana especial para nós, para as crianças e famílias! Depois de tantas incertezas chegou o primeiro de grandes dias que vamos viver, podendo acompanhar nossos catequizandos recebendo o sacramento. Fica minha gratidão e orgulho a todos os catequistas, que no meio dessa pandemia se reinventaram para continuar a levar Jesus para nossas crianças e adolescentes. Como é bom servir a Deus quando temos amigos que abraçam a mesma causa”, frisou a coordenadora emocionada.

Vilton Cantarino Silva
Paróquia São Geraldo