Nos dias 26 e 27 (sábado e domingo) de setembro, foi realizado na Igreja Matriz São Pedro na Paróquia Sagrada Família, o Sacramento da Primeira Comunhão ou Eucaristia. As celebrações contaram com todos os recursos de prevenção e foram realizadas com o número específico de fiéis – conforme o protocolo diocesano e da cidade de Ipatinga.
Durante as celebrações alguns catequizandos receberam também o Sacramento do Batismo, realizando assim a sua iniciação à vida cristã.
A Eucaristia é “fonte e cume de toda a vida cristã” (146). Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa (147). 1325. A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus, pelas quais a Igreja é o que é, são significados e realizados pela Eucaristia. Nela se encontra o cume, ao mesmo tempo, da ação pela qual Deus, em Cristo, santifica o mundo, e do culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por Ele, ao Pai (148). 1326. Enfim, pela celebração Eucarística, unimo-nos desde já à Liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando “Deus for tudo em todos” (1 Cor 15, 18 ).