Paróquia Nossa Senhora da Saúde dá início as festividades em honra a Padroeira

09/08/2021 . Notícias da Diocese

Uma sexta-feira realmente gloriosa! Se você é católico vai entender exatamente o que estou dizendo. Pense comigo: primeira sexta-feira do mês dedicada ao Sagrado Coração de Jesus; sexta-feira, 6 de agosto, Festa da Transfiguração do Senhor; sexta-feira do primeiro dia da novena em honra a nossa Padroeira.

O coração vibra um tanto mais ao pensar que, nesta data tão especial para toda a nossa comunidade de fé, é a Mãezinha da Saúde que nos convida para seguir os passos de Jesus e, assim como Pedro, Tiago e João, subir “o monte”.

Tudo na Santa Igreja Católica nos direciona ao Cristo! Em especial, numa paróquia genuinamente mariana, é Maria quem nos auxilia e, no exemplo, nos mostra qual é o melhor caminho para chegar ao seu Filho.

Uma imagem que inspira e nos remete à tradição

Tradicionalmente, a Novena e Festa de Nossa Senhora da Saúde leva todos os anos algumas boas centenas de pessoas à Matriz. Pelo segundo ano consecutivo, no entanto, a pandemia nos obrigou a deixar espaços vazios nos bancos – outrora tão lotados. Mas, se comparados ao ano passado…, já vemos os sinais dos primeiros milagres. Se, antes, totalmente vazios, agora, pelo menos, parcialmente ocupados.

Este ano, a imagem que fica no ponto central do altar-mor da Igreja Matriz foi “quem” recepcionou e acolheu os fiéis. É até estranho ver aquele “vazio” no altar, mas é de alegria maior vê-la logo à entrada da porta principal. Até porque, sabemos, Maria é proximidade, é colo, carinho, proteção.

Sobre a imagem, cuja a origem e data de chegada é incerta, sabemos apenas que ela está aqui desde o início da instalação desta comunidade de fé, inspirando, portanto, por mais de um século e meio as diversas gerações que nos deixaram este legado de devoção e amor.

A nossa imagem de Nossa Senhora da Saúde é única, uma peça graciosamente trabalhada em madeira, e que, passadas tantas décadas, nos deixa claro como os artistas imaginavam e viam a Mãe de Jesus. Uma tradução histórica do olhar de todo um povo que já não está entre nós.

1º Dia da Novena

Este ano, a reza do Terço Mariano abrirá todos os dias as celebrações em honra a padroeira. No primeiro dia da novena, às 18h30, membros do Apostolado da Oração e os fiéis que chegaram mais cedo à Matriz Nossa Senhora da Saúde iniciaram o terço.

Logo após, a procissão de entrada sinalizou em nossos corações que, sim, começava ali a nossa caminhada de subir o monte junto com Maria, para vivenciar um momento de intimidade com seu Filho Jesus Cristo.

O grupo de marujos Nossa Senhora do Rosário, de Passabém, a convite do Padre Paulo Marcony, participou da abertura, fazendo as honras a Nossa Senhora. Com o toque dos tambores, o som único da sanfona e o trepidar dos pandeiros, os marujeiros encantaram os fiéis alavancando nos corações a típica alegria que os cristãos carregam dentro de si, mas que em tempos tão sombrios, às vezes fica recolhida.

A entrada da imagem de Nossa Senhora da Saúde foi outro momento marcante. À frente, a linda Bia, vestida de anjo, com passinhos de bailarina abriu caminho para a Mãe da Saúde – também aguardada pelos marujeiros em frente ao presbitério.

Este ano, a festa traz como tema central “Com Maria, somos Igreja doméstica, unida pela Aliança”. A temática traz à tona também a valorização da família, em perfeita sintonia com a proposta da Semana Nacional da Família (de 8/08 a 14/08), alinhada, em 2021, com Ano Família Amoris Laetitia – iniciado no dia de São José (19 de março) e convocado com o objetivo de marcar os cinco anos da exortação apostólica do Papa Francisco, fruto de dois sínodos.

Ao final da celebração, foi feito o hasteamento da bandeira no adro da Matriz.

Deste primeiro dia, como dito lá em cima, glorioso, além das imagens vale refletir sobre uma das falas do Padre Paulo durante a homilia: “Novena é sempre especial para renovar a fé e a esperança. Mais ainda uma novena dedicada a Nossa Senhora da Saúde, porque ela traz nos braços Aquele que é o remédio para a saúde do corpo, para a saúde da alma.”

Viva Nossa Senhora da Saúde! E para sempre seja louvado seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo!

Liliene Dante

Confira algumas fotos deste momento especial: