19 de abril de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Penha lança revista jubilar

21/03/2023 . Notícias da Diocese

O evento teve participação do Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio, além de padres, diáconos, seminaristas e paroquianos

“A proposta é apresentar aos paroquianos a origem e o desenvolvimento da Paróquia Nossa Senhora da Penha a fim de que todos possam valorizar as histórias das suas comunidades eclesiais”, explicou o seminarista e historiador Júlio César Santos, membro da comissão responsável pela confecção da revista comemorativa dos cinquenta anos da Paróquia Nossa Senhora da Penha (1973-2023).

A solenidade de lançamento da revista Paróquia Nossa Senhora da Penha 1973-2023 50 anos de evangelização: Uma Igreja em Comunhão, aconteceu no último domingo (19 de março), após a Santa Missa. Além do pároco Pe. Ueliton Neves da Silva e do vigário paroquial Pe. Edson Vander Fernandes Gonçalves, o evento teve a participação do Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio, além dos diáconos permanentes, seminaristas e leigos e leigas da paróquia.

Em seu discurso, Pe. Ueliton agradeceu a Deus pela ocasião do Jubileu de Ouro. Segundo ele, a paróquia chegou aos 50 anos de existência porque soube ouvir e seguir o ensinamento dos Apóstolos, permitindo que as Sementes do Verbo de Deus fossem semeadas e produzissem frutos. Ele ainda lembrou o zelo de cada sacerdote que passou pela paróquia, agradeceu a dedicação de cada liderança pastoral e comunitária que, ao longo desses 50 anos, fizeram parte da comunidade. “É impossível calcular as maravilhas que a graça de Deus realizou na vida de todas as pessoas que, ao longo desses 50 Anos, participaram e continuam a participar desta dinâmica e exuberante Comunidade paroquial. Desde a sua criação e instalação até hoje, a Paróquia Nossa Senhora da Penha vem escrevendo uma linda história evangelizadora, perfazendo fielmente sua peregrinação na fé, na esperança e na caridade, pois fez de Jesus Cristo a sua Pedra angular” afirmou.

A paroquiana e professora de história Márcia Alves Ferreira, uma das principais colaboradoras na confecção da revista, em seu discurso, falou sobre o quanto foi desafiante levantar dados, fazer entrevistas e filmar, devido a falta de documentos com informações sobre as pastorais e movimentos da paróquia no decorrer dos anos. Porém, destacou a sua felicidade ao realizar as pesquisas, entrevistas, anotações e tudo que envolveu o trabalho. “Revisitar a história da paróquia aumentou o meu entusiasmo e o desejo de aprofundar ainda mais em nossa história paroquial” afirmou. Ela ainda pediu que as pessoas, que fizeram e fazem parte de pastorais, movimentos e serviços, grupos, disponibilizem os materiais que tem para que a paróquia possa tirar cópias para guardar em seu acervo e servir de fontes para pesquisas futuras. E finalizou agradecendo a cada pessoa que participou das entrevistas e de todo trabalho que envolveu a criação da revista.

Júlio César fez questão de mencionar e agradecer em seu discurso a cada membro da equipe de redação da revista. E para fechar com chave de ouro a noite de agradecimento a Deus pelo Jubileu Áureo da paróquia, após a solenidade, aconteceu o louvor com o cantor Thiago Brado “Clássicos da Igreja”. O evento, esperado por muitos, contou com momentos de oração, adoração e benção eucarística.

Clique aqui para ler a revista