18 de abril de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Penha celebra sua padroeira

25/05/2020 . Notícias da Diocese

A Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira, celebrou entre os dias 14 e 23 de Maio a Novena e Festa em honra a sua padroeira com o tema ‘’Virgem da Penha, auxilie-nos no combate do mal’’.

Diante da atual situação no Brasil e no Mundo devido ao Covid-19, as celebrações aconteceram apenas com uma equipe reduzida dentro da Igreja Matriz, mas com transmissão pelas redes sociais da paróquia. Durante a novena todos os dias, às 19h, foi rezado o Santo terço rezado e a Santa Missa às 19h30. A cada dia representantes das comunidades, pastorais e movimentos foram convidados a participar da novena fazendo parte da liturgia representando sua comunidade ou pastoral.

A Festa em honra a Nossa Senhora da Penha aconteceu no dia 23 de maio, sábado. Como forma de ajudar na manutenção da paróquia, as comunidades se uniram e ofereceram um almoço solidário, que foi servido em marmitex e entregue nos domicílios por nossos voluntários. Às 16h uma carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha saiu da Igreja São Geraldo e percorreu ruas das comunidades paroquias urbanas com a participação ativa dos paroquianos, seguindo as orientações sanitárias da OMS e fazendo uso de máscaras. Após a chegada dos carros frente a Igreja Matriz, Padre Ueliton Neves concedeu uma benção especial a todos os veículos e seus condutores. Às 19h, aconteceu a Missa festiva e honra da padroeira, presidida pelo pároco, Padre Ueliton Neves, e concelebrada pelo vigário paroquial, Edson Vander, com a assistência do Seminarista Kayron e com a participação de uma reduzida equipe litúrgica. A celebração eucarística foi transmitida pelo Facebook e canal do Youtube da paróquia. Em sua homilia, Padre Ueliton destacou a importância de celebrar a festa da padroeira, sendo esta considerada a celebração da unidade entre as comunidades paroquiais.

Mesmo que fisicamente distantes e vivendo essa experiência da igreja doméstica, celebramos a Novena e Festa de Nossa Senhora da Penha no ano de 2020 com muita alegria, fé e com muita esperança de que em breve juntos estaremos novamente reunidos em comunidade.

Gratidão aos representantes pastorais, comunitários, aos seminaristas Júlio e Kayron pela participação durante a novena, aos nossos voluntários pelo almoço e a todos os que colaboraram com suas doações.