25 de abril de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Penha celebra seu Jubileu Áureo (1973-2023)

22/03/2023 . Notícias da Diocese

“Graças vos damos, Senhor” (Ap 11,17)

No ano de 2022, a Paróquia Nossa Senhora da Penha, deu abertura ao Ano Jubilar. Várias atividades foram desenvolvidas neste um ano: uma missa nas comunidades eclesiais em preparação para o jubileu; almoço e tarde sertaneja; baile e o tríduo em preparação para o grande dia da festa.

O tríduo foi realizado nos dias 16, 17 e 18 de março. O primeiro dia foi realizado na igreja São Geraldo Majela, no bairro Major Lage de Baixo. O segundo e o terceiro dia foram realizados na Matriz de Nossa Senhora da Penha, na Vila Piedade. Nos três dias foi feita a leitura da história da Paróquia.

No dia 19 de março, domingo, dia de São José, que teve sua festa litúrgica antecipada para o sábado, devido ser o quarto domingo da Quaresma, a Paróquia comemorou os seus 50 anos no Domingo Laetere (alegria). O dia na Paróquia amanheceu bem animado no santuário São Geraldo Majela, no bairro Esplanada da Estação, às 7h teve missa; 10h às 14h almoço no estacionamento do santuário com música ao vivo com a dupla Sérgio e Delson e com Gustavo Costa; e também leilões de alguns prêmios.

Depois do almoço, às 14h, teve uma concentração dos fiéis, juntamente com as pastorais, serviços e movimentos da paróquia, na comunidade Nossa Senhora de Fátima, na Vila Amélia, que pertence a paróquia Nossa Senhora da Saúde. A procissão saiu desta igreja, pois, na época que foi criada a paróquia Nossa Senhora da Penha, algumas de suas comunidades pertencia a paróquia Nossa Senhora de Fátima (que foi extinta em 2001).

O pároco da paróquia Nossa Senhora da Saúde, Pe. Paulo Marcony Duarte Simões, acolheu todo o Povo de Deus na igreja de Nossa Senhora de Fátima com palavras motivadoras, cantos e orações. Cada comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Penha enfeitou um andor com o seu santo padroeiro para saírem em procissão. Além de faixas de identificação das comunidades e de pastorais, movimentos e serviços. Na procissão teve a participação da banda musical Euterpe Itabirana.

Por volta das 14h e 30min, saiu o cortejo da igreja de Nossa Senhora de Fátima para o Santuário São Geraldo Majela. Iniciando a procissão com a cruz, duas tochas; estandarte do Jubileu; em seguida o andor da Virgem da Penha, padroeira da Paróquia, ladeada por crianças vestidas de anjos; Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística; Coroinhas; e logo após os santos nos andores representando as comunidades pertencentes a Paróquia: São José, Ribeirão São José de Baixo; Nossa Senhora Aparecida, Ribeirão São José de Cima; Nossa Senhora das Graças, Oliveira Castro; São João Bosco, Laboreaux; Santo Antônio de Santana Galvão, Engenho; São Pedro, Pedros; São Cristóvão, São Marcos; São Geraldo Majela, Major Lage de Baixo, Santuário São Geraldo Majela, Esplanada da Estação; Sant’Ana, Juca Rosa; Sagrado Coração de Jesus, Praia e São Judas Tadeu, Colina da Praia. Depois dos padroeiros das comunidades seguiu as pastorais, serviços e movimentos da paróquia.

A missa do Jubileu Áureo, iniciou por volta das 16h, no Santuário São Geraldo Majela, presidida pelo bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti e concelebrada pelo pároco Pe. Ueliton Neves da Silva; pelo vigário paroquial Pe. Edson Vander Fernandes Gonçalves; pelo Pe. José Marcelino de Magalhães Filho, pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade, Itabira. Esteve presente o diácono permanente Geraldo Magela de Souza Carvalho, que colabora nas paróquias de Bom Jesus, na cidade de Bom Jesus do Amparo e na de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Ipoema, além dos dois candidatos ao diaconato permanente da paróquia jubilar, Alisson Junio Gomes e Bruno Luiz de Souza, o candidato ao diaconato permanente da Catedral Diocesana Júlio Ferreira, dos seminaristas da paróquia Júlio César Santos e Elcio Gabriel, e do seminarista Paulo Leal, juntamente com a grande porção do Povo de Deus. O coral Imaculada Conceição, que cantou a liturgia com alguns cantos em latim, veio da cidade de São Domingos do Prata, da Paróquia São Domingos de Gusmão, onde Pe. Ueliton exercia seu ministério antes de ser transferido para Itabira.

Na homilia Dom Marco Aurélio ressaltou a importância de comemorar os 50 anos de uma paróquia, sendo momento propício de conquistar maturidade para o crescimento na fé, na comunhão e na evangelização. Antes da bênção final aconteceu o lançamento da Revista Comemorativa do Jubileu Áureo da Paróquia Nossa Senhora da Penha. Neste momento fizeram o uso da palavra o seminarista Júlio César, a historiadora Márcia Alves Ferreira e o pároco Pe. Ueliton Neves da Silva. O padre entregou a revista dentro de uma caixa ornamentada para o bispo, oficializando o lançamento da revista.

Após a missa aconteceu um louvor com o cantor Thiago Brado: “clássicos da Igreja”, concluindo com adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.  Para finalizar a noite foi cantado os “Parabéns!” e todos receberam, em embalagens, fatias do bolo e de lembrança um imã de geladeira.

Comemorar os cinquenta anos de uma paróquia é também reconhecer o caminhar juntos dos féis de ontem e de hoje que se esforçam para a realização de uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão.

Texto: Seminarista Júlio César Santos
Fotos: Rayane Cristina Dionísio (Pascom Paroquial)