Paróquia Nossa Senhora da Penha celebra festa de São Geraldo Majela

20/10/2020 . Notícias da Diocese

Inspirados pelo tema “Do olhar caridoso de São Geraldo Majela ao testemunho do Evangelho”, em sintonia com o mês missionário, a comunidade São Geraldo e o Santuário realizou entre os dias 09 e 17 de outubro a novena em honra ao santo padroeiro. Com celebração da santa missa todos os dias às 19h30, contamos com a presença, além dos padres da paróquia Pe. Ueliton e Pe. Edson, dos padres Paulo Marcony, Alex Banza, João Batista e Francisco César. Os fieis puderam participar por meio de agendamento prévio na secretaria paroquial e do Santuário. Dentro da novena, celebramos também com muita alegria a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A cada dia da novena, foi dada uma bênção especial às gestantes, motoristas, trabalhadores, mães, chaves, medicamentos e profissionais da saúde, crianças, idosos e objetos devocionais de São Geraldo.

A grande festa se deu na manhã de domingo, dia 18 de outubro, em missa solene celebrada no Santuário São Geraldo. No inicio da santa missa, Pe. Ueliton Neves, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, Itabira, acolheu a todos com muita alegria, desejou boas vindas aos visitantes, acolheu também os Bombeiros que auxiliaram na carreata após a missa.
Em sua homilia, Pe. Ueliton refletiu sobre a frase tão conhecida de São Geraldo: “Aqui se faz a vontade de Deus”. Falando sobre a vida do santo, destacou que o mesmo viveu sua missão com muita intensidade e faleceu com apenas 29 anos. Mesmo sendo muito jovem, ele tinha o pleno entendimento de que o sentido de sua vida estava em fazer a vontade de Deus. Tanto que, em determinado momento, disse: “Alguns se preocupam em fazer isto ou aquilo. Eu só tenho a preocupação de fazer a vontade de Deus”. Mas o que seria fazer a vontade de Deus? Como vivê-la?, perguntou o padre. São Geraldo dizia que “para fazer o que Deus quer, não posso fazer o que eu quero. (…) E se quero somente a Deus, é necessário que me desapegue de tudo o que não é Deus”. Assim viveu São Geraldo, sempre em busca dos propósitos de Deus para sua vida e exercitando para que o seu querer fosse moldado ao de Deus, finalizou.

No final da missa o Pe. Ueliton agradeceu a todos que não mediram esforços para a realização da novena e festa, mesmo limitados devido a pandemia do novo Coronavírus. Agradeceu as equipes de liturgia, pascom, sonoplastia e recursos audiovisuais, ornamentação, logística, brigadistas, cozinha, Transita, Bombeiros na pessoa do Tenente Medeiros, aos que fizeram suas doações, que ajudaram vendendo e/ou participando da ação entre amigos etc. Foi realizado, após a bênção final, o sorteio da Ação entre Amigos que também teve por finalidade ajudar na manutenção do Santuário.

Após a santa missa, a imagem de São Geraldo saiu solenemente do Santuário, carregada pelos Bombeiros que a conduziram até o caminhão para dar início à carreata. No início da carreata uma queima de fogos homenageou o santo. Com a imagem no caminhão do Corpo de Bombeiros, a carreata que contou com grande participação dos fieis, saiu do Santuário percorreu várias bairros de nossa cidade, contemplando as sete paróquias, dado que a devoção geraldina é muito forte no município. Tamanha foi a alegria de todos os fieis que aclamaram com palmas a imagem do santo quando passava pelas ruas. A carreata se encerrou na comunidade São Geraldo, no bairro Major Lage de Baixo. De 11h às 13h a referida comunidade ofereceu um delicioso almoço como forma de arrecadar recursos financeiros e ajudar nos reparos emergenciais da igreja da comunidade, onde nasceu o Santuário. São Geraldo, rogai por nós.

Veja as fotos da festa clicando aqui!

Viva São Geraldo!

Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha, Itabira