02 de maio de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Conceição acolhe a Jornada Vocacional das Juventudes

17/08/2021 . Notícias da Diocese

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de João Monlevade, acolheu na tarde do último sábado, 14 de agosto, a Jornada Vocacional das Juventudes, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. O evento foi um momento forte da Igreja intensificar as orações, reflexões e partilha de experiências vividas para o despertar vocacional, de modo geral.

A Diocese de Itabira Coronel Fabriciano, com protagonismo e coragem, assumiu as Juventudes como Prioridade em seu Plano de Ação Evangelizadora e Pastoral,  e realizou de forma presencial, seguindo os protocolos sanitários de prevenção ao Covid-19, a Jornada Vocacional das Juventudes.

Com o tema “Cristo nos salva e nos envia” e lema “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24), a Jornada Vocacional reuniu diversos seguimentos das Juventudes Diocesana, com seus carismas e espiritualidades, e contou com representantes das 3 regiões pastorais da diocese, e mesmo a participação limitada devido a pandemia, cerca de 200 jovens estiveram presentes. Entre eles estavam jovens de Grupos Juvenis, Ministérios de Música, Acólitos e coroinhas, RCC, Pastoral Afro, Pastoral Universitária, Juventude Mariana, Juventude Vicentina, Pastoral da Juventude, com sua diversidade de dons e carismas mostrou a riqueza de nossa igreja.

A ocasião foi um momento forte e que possui um significado de extrema importância para nossa Igreja particular, porque ajudou a “a sensibilizar, formar e fortalecer a comunidade eclesial no seu conjunto – leigos, sacerdotes, consagrados, famílias, adultos e idosos – para que se torne sempre mais consciente da sua missão de transmitir a fé às novas gerações”.

O evento contou ainda com a fala de acolhida, por vídeo, do Bispo Diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, expressando sua alegria e gratidão aos jovens que aceitaram o convite para celebrar este momento, também com a acolhida carinhosa do Vigário Episcopal, Pároco da Paróquia anfitriã e assessor diocesano da Prioridade Juventudes, Pe. Marco José de Almeida, e com uma mensagem carinhosa e de sintonia da Irmã Valéria Andrade Leal, assessora interna da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

Marcaram presença as Congregações religiosas “Filhas do Sagrado Coração de Jesus” e as “Irmãs da Beneficência Popular”, os Seminários Propedêutico Cura D’Ars, de Itabira, a Casa de Formação São João Maria Vianney, sob a direção de Pe. Márcio Soares, que na oportunidade, convidou a juventude presente a conhecer mais sobre a vocação sacerdotal. Também estiveram presentes o Seminário de Filosofia e Teologia, de Belo Horizonte, que abriga a Casa de Formação São José, os seminaristas de Filosofia e Teologia, os seminaristas do Seminário Beato João Marinoni, Congregação Teatina, Paróquia São José da Lagoa, Nova Era, também o Pe. Arlindo Cora, Vigário Paroquial da Paróquia São Miguel de Rio Piracicaba.

O Coordenador Diocesano do Serviço de Animação Vocacional, Vanir Teixeira, destacou a importância de momentos como este que integram as Juventudes, pois permitem despertar nos jovens a vocação a qual foram chamados, a fim de descobrirem o seu papel dentro da Igreja, seja na vocação matrimonial, sacerdotal, religiosa ou leiga.

A Irmã Silvia Batista, FSCJ, assessora da prioridade Juventudes, destacou que este momento é como um termômetro das ações pastorais a serem desenvolvidas junto as juventudes. É essencial para o discernimento que haja envolvimento comunitário do jovem, com formação integral.

O evento encerrou-se com Missa presidida pelo Pe. Marco José de Almeida e com um momento Mariano de envio das Juventudes às suas realidades no compromisso de viver e anunciar o Cristo Vivo e presente na Vida e no mundo, “Cristo Salva e nos envia”.

Agradecimentos especiais a Paróquia Nossa Senhora da Conceição pela acolhida, infraestrutura, PASCOM, Ministério de Música “Eu Sou”, Secretariado Diocesano de Pastoral. Juntos somos mais fortes!

Ana Maria de Sena – Secretariado de Pastoral – Regional 2

Confira algumas fotos deste dia: