No último sábado, 19 de Julho, na comunidade Divina Providência, em Ipatinga, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, aconteceu um encontro regional de formação para a Pastoral da Comunicação, cujo tema foi “comunicação para a verdade e a paz”.
Esta iniciativa é fruto da união e dedicação da pastoral da comunicação da região pastoral 3 de nossa diocese, em parceria com a paróquia Nossa Senhora Aparecida, e com o propósito de fortalecer, capacitar e iluminar a missão evangelizadora de nossos agentes pastorais, movimentos e serviços que atuam com tanto zelo e amor em nossa diocese.
Após o credenciamento dos participantes que vieram de várias paróquias e cidades que compõe a citada região pastoral, todos puderam participar de um lanche partilhado. O encontro contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre equipes de serviços, palestrantes, padres e diácono. Isso revela o quanto nossa pastoral tem mobilizado corações e despertado o interesse por uma prática cada vez mais consciente, comprometida e evangelizadora.
Contando com uma acolhida calorosa e abençoada dos padres da Paróquia anfitriã, Marco José e Nivaldo, Padre Marco José destacou a “importância da comunicação é comunicar o Evangelho a todos os povos nos seus mais variados contextos e situações para que se abra a fé e vivam de acordo com os valores do reino de DEUS”.
Na oportunidade, foi apresentada a todos a nova coordenação regional e o novo coordenador, Ademir Lourenço, deu as boas-vindas a todos, desejando uma ótima formação.
Após a abertura realizada pelo Padre Marco José, o Padre Willian Fernandes, vigário da Paróquia de Santana, em Santana do Paraíso, falou sobre a mensagem do Papa Francisco para o 59º dia mundial das comunicações sociais, celebrado no último dia 01 de junho deste ano. Em seguida, o professor, jornalista e historiador Sávio Tarso ministrar falou sobre a comunicação contemporânea na era digital. O tema “A comunicação na liturgia”, foi apresentado pelo Diácono Permanente Elias Pereira, da paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Durante todo o período de formação, os participantes puderam interagir com perguntas e outras considerações. Ao final, padre Nivaldo disse que “é preciso aprender a comunicar e anunciar o Evangelho”, e agradeceu a todos que participaram deste encontro, conduzindo a oração final, a todos abençoou.