18 de abril de 2024

Paróquia Nossa Senhora Aparecida: em casa, mas em movimento

02/05/2020 . Notícias da Diocese

Nunca estiveram tão atuais os ensinamentos do Papa Francisco explicitados na Exortação Apostólica intitulada Evangelli Gaudium (A Alegria de Evangelizar). A premissa da evangelização realizada como missão de cada batizado, expressa com ardor e alegria, está contida em cada ação pastoral da Igreja neste tempo de afastamento do convívio presencial. Digo convívio presencial, pois a Igreja não parou. Ela passou a conviver e congregar de maneira virtual e a distância física não separou o povo de Deus. Muito pelo contrário, uniu-nos em Espírito e verdade através das iniciativas evidenciadas nas redes sociais e nas ferramentas midiáticas.

Dentro desse contexto gostaria de ressaltar o trabalho pastoral realizado pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, sobre o qual venho testemunhar o empenho, a alegria e o ardor de seus presbíteros, diácono, leigos e fiéis. A Paróquia tem se empenhado, por meio de iniciativas variadas, a fim de seguir com sua missão evangelizadora. Cada comunidade de fé se reúne através dos recursos comunicacionais disponíveis, na vivência virtual dos grupos de WhatsApp, videoconferências, YouTube e Facebook.

Em unidade, definem os rumos dessa nova maneira de evangelizar, um novo jeito de ser Igreja. Todos contribuem participando das lives, transmissão das missas, curtindo e compartilhando os vídeos produzidos pelas pastorais, movimentos e serviços de todas as comunidades. Em escala de revezamento, as comunidades atuam no serviço litúrgico demonstrando muita reverência e alegria no desenvolvimento destas atividades. Através de enquetes, o povo de Deus comunica os temas que gostaria de tratar nas lives com o Pároco Aloísio Vieira, dá sugestões a respeito da programação da Hora da Misericórdia com o Diácono Elias Silva, envia suas intenções para Santa Missa pelo WhatsApp da Paróquia e ajuda a divulgar as informações das atividades pastorais.

Nesse panorama de entusiasmo e alegria de comunicar a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo, conduzir a Igreja ao encontro pessoal com o Cristo, apesar da ausência da partilha da Fração do Pão, a comunhão espiritual se faz presente.

Nesse cenário, a Pastoral da Comunicação é peça propulsora, em sua missão de evangelizar através dos meios de comunicação social, e desenvolve uma importante missão: transmitir aos fiéis a pessoa de Jesus Cristo, sua Missão Salvífica, Seu amor e Misericórdia para com cada um de nós.

Juntos com Maria e dando início ao Mês Mariano agora, em maio, podemos exclamar que Nossa alma engrandece ao Senhor e nosso espírito exulta de alegria em Deus, nosso Salvador (conf. Lc 1, 46 – 47). A Igreja não para. Muitos são os nossos projetos e o Senhor os perscruta. Mesmo em tempos de pandemia, em nossa Igreja particular, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, estamos em casa, mas em movimento.

Texto:Meire Lúcia Assis
Edição: Bruno Jackson