18 de outubro de 2024

Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ipatinga celebra Jubileu de Prata com festa e ações beneficentes

16/10/2024 . Notícias da Diocese

Comemorações pelos 25 anos da criação da paróquia incluíram novena, missas, barraquinhas e sorteio de prêmios para reformas da Igreja Matriz

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada em Ipatinga (MG), está em festa. A comunidade celebra com grande júbilo seus 25 anos de criação, marcando o Jubileu de Prata com uma série de eventos religiosos e ações beneficentes. Com o tema “Com Maria, jubilosos peregrinos da esperança, por uma Igreja sinodal”, a celebração foi um momento de louvor e gratidão a Deus pela história de fé e compromisso da paróquia com seus fiéis.

Uma história de fé e serviço

Criada em 1999 pelo então bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Lélis Lara, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi desmembrada da Paróquia Cristo Rei, com o objetivo de expandir a ação pastoral na região. Desde então, a paróquia vem crescendo sob a liderança de diversos padres que deixaram sua marca de serviço e evangelização.

Após o falecimento do primeiro pároco, Padre José Miranda, em 2006, a paróquia passou a ser conduzida por nomes importantes da Igreja local, como os padres Geraldo Reis, Alex Banza Ilonga, Aloísio Vieira, Geraldo Morini, Raimundo Vieira e Nivaldo Aranda. Atualmente, a paróquia é liderada pelo Padre Marco José de Almeida, com o auxílio do vigário paroquial, Padre Nivaldo Aranda, e do Diácono Permanente Elias Silva.

Celebrações do Jubileu de Prata

As festividades do Jubileu de Prata foram marcadas pela novena em preparação para o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da paróquia, com missas, terços e orações especiais. As celebrações, que ocorreram entre os dias 1º e 12 de outubro, reuniram fiéis da comunidade local e visitantes de outras paróquias. Padres convidados participaram das celebrações, reforçando o espírito de unidade e partilha que caracterizam o jubileu.

Após as missas noturnas, realizadas às 19h30, os paroquianos puderam desfrutar das tradicionais barraquinhas com guloseimas e produtos locais, cuja renda foi destinada para as reformas e melhorias da Igreja Matriz.

Ação beneficente e sorteio de prêmios

No encerramento do Jubileu, no dia 12 de outubro, a paróquia realizou o sorteio de prêmios da campanha “Amigos do Jubileu”, com o objetivo de arrecadar fundos para as obras na igreja. Os prêmios incluíam uma Moto Yamaha, uma Smart TV, um Notebook, um Smartwatch Samsung e uma bicicleta, incentivando a participação da comunidade em prol da revitalização do templo.

Um tempo de renovação e compromisso

Para o pároco, Padre Marco José de Almeida, as celebrações dos 25 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida representam mais que uma data comemorativa; são um momento de renovação dos compromissos cristãos. “Este Jubileu é uma oportunidade para todos nós reafirmarmos nossa fé e nosso compromisso com a Igreja, conforme as palavras do Papa Francisco: precisamos ser ‘uma Igreja em saída’, que vai ao encontro das realidades e necessidades do povo”, destacou.

Padre Marco também expressou sua gratidão a todos os padres, diáconos, religiosos e leigos que, ao longo dessas duas décadas e meia, contribuíram para o crescimento da paróquia. “É tempo de agradecer por tudo o que vivemos até aqui e também de olhar para o futuro com esperança, sabendo que continuaremos firmes na missão de evangelizar e promover o bem”, afirmou.

Perspectivas para o futuro

Com as reformas da igreja em andamento, a comunidade paroquial se prepara para os próximos anos, com a missão de continuar sendo “sal da terra e luz do mundo”. A expectativa é de que as celebrações do Jubileu impulsionem novas ações evangelizadoras e reforcem o espírito de união entre os fiéis.

Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira da paróquia, continue abençoando e protegendo toda a comunidade, e que o Espírito Santo inspire cada passo na caminhada de fé!

Adaptado da reportagem de Maria de Lourdes Messias: Comunicadora Pascom