05 de maio de 2024

Paróquia Nossa Senhora Aparecida celebra Setena ao Espírito Santo

30/05/2023 . Notícias da Diocese

Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, durante sete dias que antecedem a solenidade de Pentecostes, reuniram-se para celebrar a SETENA DE PENTECOSTES, em missas celebradas nas 7 comunidades da Paróquia.

As missas foram presididas pelo Pároco Pe. Marco José Almeida e concelebradas pelo Vigário Paroquial Pe. Raimundo Vieira da Rocha. Cada um dos 7 dons do Espírito Santo (a sabedoria, o entendimento, o conselho, a fortaleza, a ciência, a piedade e o temor de Deus) foram refletidos durante os sete dias em que aconteceram as missas nas comunidades, sendo cada dom em uma comunidade diferente.

Segundo Jairo Moura da Costa, coordenador de Liturgia da Paróquia, “…da mesma forma que “novena” significa 9 dias de oração, o termo “setena”, são 7 dias para refletir os dons do Espírito Santo”.

“Dessa forma, tudo se encaixou de forma muito simples diante da realidade da paróquia. São 7 comunidades para 7 dons diferentes. A cada dia na liturgia, no momento da homilia, o celebrante nos colocava em sintonia, com o dom a ser refletido”

Jairo afirma que esse jeito de celebrar permite um entrosamento melhor entre todas as comunidades paroquiais. “É a unidade que sempre pregamos, pois somos diferentes, somos membros do mesmo corpo paroquial”, conclui.

Texto: José Aparecido
Fotos: Meire Lúcia