No dia 06 de agosto, Mês das Vocações, data em que a Igreja celebra a memória de São Justo e São Pastor e a transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida esteve em festa pelo aniversário de ordenação do seu vigário, Padre Alex Banza Ilunga e do Diácono Elias Silva. Ambos foram ordenados no dia 06 de agosto: o Padre Alex em 1987, em seu pais natal, o Congo. O diácono em Itabira, em 2016.
Até chegar à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o Padre Alex deixou sua paróquia de origem, no Congo iniciando a trajetória missionária no Rio de Janeiro, Brasil. De lá foi para o Rio Piracicaba e em seguida para Itabira. Foi enviado para a França, depois para Camarões e retornou ao Brasil novamente, ficando nessa fase na cidade de Belo Horizonte.
Então, foi pela primeira vez para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Ele conta que era necessário “inculturar-se da cultura brasileira, porque já viajara demais”. Nessa fase, conviveu com os padres Miranda, Geraldo Reis, Padre Cláudio, Buyão e Padre Yrani, fundamentais no processo. Depois assumiu a paróquia São Geraldo, de Ipatinga. Retornou para Itabira, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de lá assumiu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de volta a Ipatinga.
Já o Diácono Elias é prata da casa. Nasceu e mora até hoje no Bairro Iguaçu, sede da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ipatinga. É o sexto dos oito filhos do Senhor Dari Pereira da Silva e dona e Maria Benedita da Silva. É casado há 21 anos com Luciene Maria de Jesus Lima Silva com quem tem dois filhos: Samuel e Thaís; ele com 14 anos e ela com 09 anos.
Ele é Engenheiro e professor universitário. Desde criança sempre ligado às coisas da igreja. Como diácono ele é assessor diocesano da Pastoral Universitária e, na paróquia, é assessor espiritual da Pastoral Catequética, da Juventude, da Pastoral Familiar e da Comunicação entre outras atividades.
Ação de Graças
A programação para a celebração de Ação de Graças pelo encontro desses dois servos de Deus na Paróquia Nossa Senhora Aparecida começou às 18h00 com o Momento do Ângelus, seguida pela Reza do Terço pelos Grupos Marianos, Consagração à Nossa Senhora Aparecida, Exposição do Santíssimo e a Santa Missa, concelebrada pelo Padre Emérito Geraldo Ildeo Franco e o Diácono Elias Silva.
Durante a homilia o Padre Alex Banza fez um breve relato de sua vida pós-ordenação e disse que sempre se sentiu um missionário. “Quando assumi essa paróquia, disse que não tinha um projeto pessoal, mas que queria somar forças no trabalho de evangelização da paróquia; é para isso que estou aqui, sou um missionário”
O Diácono Elias lembrou a feliz coincidência de ambos terem se encontrado aqui nessa paróquia e agradeceu a Deus pela oportunidade de aqui poder servir a Deus, porque “essa é a função do diácono: o serviço”, concluiu ele.
Homenagens
Representantes da comunidade paroquial, em forma de agradecimento pelo “sim” dos dois, prestaram homenagens ao Padre e ao Diácono, entre elas uma apresentação musical de Samuel e Thaís, filhos do diácono, em homenagem ao pai.
Texto: José Aparecido – Pascom
Revisão: Alvismar Gonçalves
Fotos: Paulo Roberto Malta