Paróquia de Fabriciano recebe visita de superior regional dos xaverianos

09/05/2023 . Notícias da Diocese

Durante três dias, a Paróquia São Francisco Xavier, implantada em Coronel Fabriciano/MG, Região Pastoral 3, da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano/MG, recebeu a visita do superior dos Missionários Xaverianos, Regional Brasil-Sul, Pe. Roberto Carlos Marques da Silva, SX.

Pe. Roberto Carlos teve um cronograma movimentado de atividades. Um dos compromissos foi a realização de um encontro paroquial na comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Surinan, quando falou aos presentes sobre as celebrações que envolvem as comemorações dos 70 anos da presença xaveriana no Brasil. Além dessa atividade, o superior xaveriano também participou da posse canônica do novo pároco da Paróquia São Francisco Xavier, Pe. Marcelo Ribeiro Alves de Ávila, SX, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, e ainda presidiu Missa vespertina dominical no mesmo Santuário.

Pe. Roberto definiu o significado da atuação da Congregação Xaveriana no Brasil há mais de sete décadas: “A nossa tarefa como missionários é sempre compartilhar a nossa fé para animar, fortalecer, ajudar também a crescer na fé o povo de Deus”. E ainda completa: “Ajudar o povo de Deus a fazer a experiência de encontro com a paixão que Deus tem por todos nós, a tal ponto a dar o próprio Filho para que a nossa vida se renovasse na esperança e no amor”.

Acompanhando o Pe. Roberto, o também missionário xaveriano Pe. Gabriel Guarnieri, que trabalhou em Fabriciano por seis anos, participou com um grupo 50 pessoas, entre adolescentes e jovens, de um momento de animação vocacional e missionária na Casa de Espiritualidade Recanto das Mangueiras, no Caladão. Pe. Gabriel ainda presidiu a Missa matutina dominical na comunidade Nossa Senhora Aparecida, dos bairros Floresta e Gávea.

Em uma rede social, Pe. Gabriel testemunhou sua rápida passagem em Fabriciano: “Senti-me cidadão do infinito, que procura semear a paz e falar de Deus aonde eu for e aonde Deus me convidar a estar”. “É fé, é vida, é vocação missionária!”, destacou Pe. Gabriel.

Texto: Peterson Machado
Fotos: Adilson Begatti