03 de maio de 2024

Paróquia Cristo Rei de Ipatinga realiza Encontro Pré-Sinodal

29/03/2022 . Notícias da Diocese

No último sábado, 26 de março, a Paróquia Cristo Rei de Ipatinga (MG), realizou o Encontro Pré-Sinodal em nível paroquial. Este é o momento em que cada paróquia da Igreja Particular do Brasil atua de forma a escutar o Povo de Deus. Na abertura, o pároco, Pe. José Geraldo de Melo, ressaltou que o Papa Francisco tem afirmado que o caminho da Sinodalidade é o caminho para a Igreja do Terceiro Milênio.

Foi uma tarde rica de experiência de escuta, em que se fizeram presentes representantes de todas as comunidades que formam a paróquia, além do pároco, vigário paroquial e diáconos permanentes. A 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos tem como tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”, convocada pelo Papa Francisco e será realizada em 2023.

O encontro teve início com o momento de acendimento do Círio Pascal e seguido pela leitura do evangelho de São Lucas 24,13-34, que apresenta a narrativa dos discípulos de Emaús. Pe. José Geraldo comentou que neste evangelho é apresentada a pessoa de Jesus que caminha ao lado dos discípulos de Emaús, escuta as dúvidas que possuíam em relação a tudo o que havia acontecido e se faz escutar ao explicar os fatos de acordo com as Sagradas Escrituras, em uma relação de empatia e de proximidade.

Na sequência, foi apresentado o material diocesano de orientação em relação ao Sínodo, com o objetivo de esclarecer como o processo iria se desenvolver e permitir a compreensão da importância da participação de cada paroquiano presente na elaboração da síntese do processo de escuta, que constavam de dez perguntas a serem refletidas e respondidas.

Para facilitar o desenvolvimento do trabalho, foram formados cinco grupos, que ficaram responsáveis por responder duas perguntas cada um, após promoverem um momento de reflexão e debate.

Posteriormente, cada grupo apresentou suas respostas na plenária, que foi um momento rico para provocar a reflexão de toda paróquia e na sequência cada paroquiano recebeu uma vela que foi acesa no Círio Pascal. Foi um momento orante de grande importância para os presentes, que foram depositando próximo ao Círio as sínteses de cada grupo em relação às perguntas, para que Cristo, Luz do Mundo, nos ilumine nesta caminhada Pré-Sinodal.

O Pe. José Geraldo de Melo, antes do envio, agradeceu aos presentes e explicou que essa participação é importante para ajudar e garantir que as sínteses formuladas a nível paroquial, regional e diocesano possam captar as verdadeiras realidades e a experiência do Povo de Deus.

Logo na sequência, ele realizou o envio dos participantes e reforçou a importância de que se sintam responsáveis por fazer de nossa Igreja uma verdadeira comunidade de irmãos, caminhando juntos, a exemplo da narrativa dos discípulos de Emaús.

Roguemos ao Bom Deus que nos ajude a nos sentirmos cada vez mais missionários e missionárias da sinodalidade, caminhando ao lado do irmão, sabendo escutar e se fazer escutar.