Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

22 de abril de 2024

Paróquia Cristo Libertador realiza formação da Pastoral de Visitação Hospitalar

26/02/2024 . Notícias da Diocese

No sábado, 17 de fevereiro, às 14:00, aconteceu no Centro Pastoral São Francisco de Assis, Paróquia Cristo Libertador em Ipatinga, uma formação cujo tema abordado foi: “COMO APRIMORAR E HUMANIZAR O ATENDIMENTO PASTORAL E ESPIRITUAL AOS NOSSOS IRMÃOS ENFERMOS? e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.” (Lc. 10, 33-34).

Essa formação faz parte do processo de formação para agentes que servirão na pastoral de Visitação Hospitalar no hospital Municipal de Ipatinga e na UPA 24 horas da mesma cidade.

A formação foi assessorada pelo enfermeiro, Especialista em Auditoria de Enfermagem​ e Especialista em Docência no Ensino Técnico, professor Eduardo Vaz.

O encontro contou com a participação das diversas paróquias da cidade, com a participação de diversos movimentos, pastorais e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e Ministros da Palavra, se fazendo presente em torno de 100 pessoas.

Nessa formação foi feita uma reflexão de como lidar com o sofrimento humano em uma perspectiva transcendente. “Dar um significado à condição sofrida frequentemente reduz, ou mesmo elimina o sofrimento associado a ela. A transcendência é, provavelmente, a forma mais poderosa pela qual alguém pode ter sua integridade restaurada, após ter sofrido a desintegração da personalidade”, abordou o professor Eduardo Vaz.

A partir dessa formação, torna-se um momento oportuno para que a organização da equipe de agentes que servirão na pastoral possa iniciar as visitas. As missas e visitas no hospital municipal acontecem toda última quarta do mês às 15:00. Já na UPA, aconteceu no último dia 22/02, quinta feira, uma celebração de bençãos nas dependências da instituição, presidida pelo pároco da paróquia Cristo Libertador e coordenador de Pastorais do regional III, Uildes Flávio que também ministrou o sacramento da Unção dos enfermos àqueles que manifestaram interesse.

Que o bom Deus continue abençoando esta missão de estar indo ao encontro dos irmãos e irmãs enfermos(as)!

Os hospitais são os nossos jardins e as nossas missões”. (São Camilo)