03 de maio de 2024

Papa Francisco se encontra com Bispos de Minas Gerais e Espírito Santo

19/10/2022 . Notícias da Igreja

Nesta quinta-feira (20), (arce)bispos dos Regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontram com o Papa Francisco no Vaticano, em Roma. Num dos momentos mais esperados da Visita Ad Limina Apostolorum, a audiência com o Santo Padre será realizada às 16 (horário de Roma), na Biblioteca do Vaticano, Secretaria de Estado.

Durante o encontro com o Papa Francisco, os (arce)bispos apresentam o relatório pastoral das (arqui)dioceses, enviado meses antes. Esse documento abrange as questões administrativas, o ministério do (arce)bispo, o funcionamento da Cúria Diocesana, a vida dos sacerdotes, a situação dos seminários e das vocações, congregações religiosas, as celebrações litúrgicas, os ministérios leigos, a catequese, as escolas católicas, as pastorais e movimentos, as relações ecumênicas, a presença da Igreja nos meios de comunicação e o relacionamento com o poder público, entre outras questões.

A visita acontece até o dia 26 de outubro e reúne uma comitiva formada por 28 bispos de Minas Gerais e 04 do Espírito Santo. Também contará com a presença de Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo Metropolitano de Goiânia (GO). Na sexta-feira (21), uma celebração eucarística será transmitida diretamente da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, às 19h (horário de Brasília).

Com assessoria de imprensa diretamente de Roma, todas as atividades poderão ser acompanhadas pelo hotsite www.visitaadlimina.com.br e pelas redes sociais dos Regionais Leste 2 e 3 da CNBB (Facebook, Instagram e Youtube).