16 de abril de 2024

Padres da Diocese participam do 18º Encontro Nacional de Presbíteros, em Aparecida (SP)

12/05/2022 . Notícias da Diocese

Desde a última segunda-feira, 09 de maio, até o dia 14 está sendo realizado o 18º Encontro Nacional de Presbíteros. O encontro já é uma tradição da história dos padres do Brasil. O evento acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). A iniciativa é organizada pela Comissão Nacional de Presbíteros, a CNP.

Mais de 550 padres participam do encontro, vindos de 19 regionais, que representam as dioceses e arquidioceses do Brasil. Com o tema: “Presbíteros: Comunhão e Missão” e lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), o encontro tem a assessoria do Pe. Rosimar Dias, Doutor em Psicologia e Dom Joel Portella Amado, Secretário Geral da CNBB.

Marcado pela alegria do encontro, pela beleza da liturgia, pela sabedoria e experiência dos assessores, o encontro nacional de presbíteros tem a finalidade de fomentar em todas as igrejas particulares a fraternidade presbiteral.

Representando a nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano participam os Padres Fernando dos Santos Andrade, representante dos presbíteros e Gustavo da Silva Alves, eleito pelo clero para este encontro.

Ao final do evento, nos dias 13 e 14 de maio, o Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, representante diplomático da Santa Sé, irá comunicar a mensagem do Papa Francisco, sobre o que ele espera dos presbíteros no Brasil.

Nesta 18ª edição, além do presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, também está presente o secretário-geral da entidade, Dom Joel Portella Amado, que escreveu um texto-base para a reflexão, estudos e oração do tema do encontro “Comunhão e Missão”. Além dos temas em debate, no evento também será eleita a nova presidência do CNP, com o mandato de quatro anos.

Rezemos por todos os que vivenciam nestes dias este encontro de fraternidade presbiteral.

Pe. Fernando dos Santos Andrade
Representante dos Presbíteros da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano