27 de julho de 2024

Ordenação Presbiteral do Pe. Firmin Yaga III Onana, CICM é realizada em Ipatinga

10/12/2021 . Notícias da Diocese

A Paróquia Cristo Redentor, através da Comunidade São Jorge, em Ipatinga (MG), ficou repleta de fiéis de diversas paróquias da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, que estiveram reunidos para participar da Missa com o Rito da Ordenação Presbiteral do até então Diác. Firmin Yaga III Onana, original da República de Camarões, que em terras canarinhas ficou conhecido como Firmino. A Ordenação aconteceu na última quarta-feira, 08 de dezembro, e foi presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano.

Dom Marco Aurélio iniciou sua homilia destacando os chamados de Deus e o testemunho de fé:

O Senhor, Firmin, o encontrou. Onde estás? E você ouviu essa pergunta. Nós, chamados ao ministério sacerdotal, não somos escolhidos, porque somos os melhores, os perfeitos. Mas o Senhor vai através do chamado e de cada resposta positiva que vamos dando ao longo do caminho, Ele vai nos preparando para nos qualificar…”, pontuou o bispo.

Pe. Firmin escolheu para a vivência do seu ministério sacerdotal o lema: “Faça tudo com amor”, extraído da Carta de São Paulo aos Coríntios. “Somos os primeiros catequistas das comunidades que lideramos, exercemos o nosso ministério… hoje não podemos deixar de lado que temos a responsabilidade de anunciar o evangelho pelas novas mídias…”, concluiu o epíscopo.

O Rito da Ordenação

Seguindo o rito, após a homilia, o Diácono fez o diálogo de compromisso e se prostrou diante do altar, durante a Ladainha de todos os Santos. O candidato foi ordenado presbítero com a imposição das mãos de Dom Marco Aurélio Gubiotti. Em seguida, foi revestido com os paramentos sacerdotais, com auxílio de seus familiares. Pe. Firmin teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma e enlaçadas pelo bispo.

Ao final da Missa, houve um momento de agradecimento do neo-sacerdote, oportunidade na qual pudemos ver a quantas mãos se constrói a Santa Igreja Católica, entre religiosos e leigos, Pe. Firmin de forma delicada e festiva lembrou-se de todos os que estiveram contigo até a sua Ordenação.

A Solenidade foi transmitida ao vivo pelas mídias sociais da Paróquia Cristo Redentor, estando disponível para visualização abaixo:

Texto e Fotos:
Pascom – Paróquia Cristo Redentor