25 de abril de 2024

Ordenação Presbiteral do Diácono Fernando Moreira

15/05/2023 . Notícias da Diocese

A celebração aconteceu na Igreja São Miguel, Paróquia Cristo Rei em Ipatinga (MG)

No dia em que se celebra a festa litúrgica de Nossa Senhora de Fátima, a Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano celebrou a ordenação do Diácono Fernando Moreira. Após o caminho feito por ele em todas as etapas da formação inicial, chegou o momento de receber o tão esperado Sacramento da Ordem. Como se sabe, a ordem é dividida em três graus distintos: Diaconato (Diáconos), Presbiterato (Padres) e o Episcopado (Bispos). Todos que desejam chegar ao presbiterato devem servir a Igreja como diáconos por, no mínimo, seis meses. Estes são chamados transitórios, já que o destino é o ministério presbiteral.

A Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio teve início pela manhã e, por ser um momento sublime na vida do vocacionado, a Igreja se reuniu para celebrá-lo. Estavam presentes padres e diáconos, religiosos e religiosas da Diocese, além da família do ordenando e demais fiéis.

Ao iniciar a celebração, Dom Marco Aurélio deu boas vindas aos presentes e agradeceu a Deus pela vocação do Diácono Fernando Moreira e sua entrega ao chamado a missão. Após o evangelho que diz do Bom pastor que dá a vida por suas ovelhas, o Bispo falou sobre a importância do apoio que a comunidade deve exercer junto ao presbítero. “O sacerdócio não foi instituído por Jesus para que os pastores assumissem sozinhos toda a missão evangelizadora de santificação e pastoral. Esta é uma tarefa é uma tarefa comum e é empreendida de modo hierarquicamente organizada de tal modo que os diversos ofícios e ministérios atuam de modo orgânico e cooperativo”, explicou.

Antes do rito da ordenação ele ainda convidou os presentes a refletirem sobre a missão especifica do presbítero na Igreja como mestre da palavra, ministro dos sacramentos e guia da comunidade. Enfatizou ainda que a missão do presbítero é “anunciar o evangelho de Deus e se colocar como servo ouvinte da Sua palavra”. Ao final do momento da ordenação, o Bispo entregou ao neo-sacerdote, a patena e o cálice contendo o pão e o vinho, respectivamente, confirmando assim, o mistério que será celebrado por ele.

Após a ordenação e continuação da Santa Missa, o neo-presbítero trouxe uma mensagem de agradecimento e recordou sua trajetória desde seu momento de discernimento vocacional passando por sua entrada no seminário até chegar ao dia de sua ordenação. Finalizando a celebração, Pe. Adriano Mendes leu a ata da ordenação que foi assinada por ele, pelo Bispo e pelo novo sacerdote da Igreja.

O padroeiro dos sacerdotes, São João Maria Vianney, ensina que: “se entendêssemos na terra o que é um padre, morreríamos não de susto, mas de amor”. Portanto, rezemos pelos sacerdotes, em especial pelo agora Padre Fernando Moreira.