04 de maio de 2024

Ordenação Diaconal de Francis Regis Almeida

14/10/2021 . Notícias da Diocese

A celebração aconteceu no dia 09 de outubro na Matriz de São Domingos Gusmão e foi presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti

Diácono, a palavra surgiu do grego e significa aquele que serve. E é neste intuito de servir, que no último sábado dia 09 de outubro, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano acolheu e celebrou a Ordenação Diaconal de Francis Regis Almeida. A Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, aconteceu na matriz São Domingos de Gusmão na cidade de São Domingos do Prata (MG). Após a proclamação do Evangelho, foi realizado a apresentação do ordenando e sua intenção de se ordenar diácono provisório.

Durante a homilia, Dom Marco Aurélio falou sobre as leituras escolhidas pelo próprio seminarista e lida durante a Missa. Na primeira leitura, o bispo chamou a atenção sobre a importância da oração, da intimidade com Deus e da liturgia descritas no capítulo 6 do livro de Isaías. “O Senhor nos qualifica. Ele não só nos chama, Ele não só nos pede algo, mas Ele nos prepara para a missão” comentou. Ainda sobre a primeira leitura, Dom Marco Aurélio afirma que “o diácono é o homem da Palavra, é o homem da benção, é o homem da liturgia”.

Sobre o Evangelho, o bispo falou sobre a amplitude do amor de Jesus por cada um de nós. Citou a atitude de Jesus ao lavar os pés dos discípulos e ressalta a reação de Pedro, além de focar o sentido que Jesus dá às atitudes e acontecimentos. Na segunda leitura Dom Marco Aurélio ressaltou o testemunho de Estevão: “o testemunho é nosso modo de prosseguir a missão de Jesus” afirma.

Após a homilia, aconteceu a admissão de Francis à ordem do Diaconato. Através das interrogações feitas pelo bispo, o seminarista afirmou mais uma vez seu propósito de receber o sacramento da ordem, e se consagrar à Cristo e à Igreja. Logo em seguida, prometeu respeito a Dom Marco Aurélio e seus sucessores. Enquanto se realizava a Ladainha o eleito se prostrou diante do altar. Em seguida, o bispo impôs as mãos sobre o seminarista invocando a força do Espírito Santo sobre ele. O novo diácono se reveste da estola e da dalmática, vestes estas que trazem o sentido de revestir-se de Cristo, de Sua autoridade e do Seu serviço. Logo em seguida ele recebeu das mãos do bispo o livro dos Evangelhos mostrando sua missão de anunciar a Palavra de Deus.

Após o rito da ordenação, Dom Marco Aurélio deu continuidade à celebração da Santa Missa. E ao final, o Diácono Francis agradeceu a Deus e a cada um que esteve presente neste momento, reconheceu o amor de Deus e sua presença ao longo de sua vida, através Dele mesmo, de Sua Igreja, dos sacramentos. Ainda citou o amor de sua família e suas amizades que sempre estiveram em oração por ele e exaltou o Pai, Filho e Espírito Santo por fazer da história humana uma história de salvação, “a minha vida é história de salvação, porque Deus a teceu com suas mãos de Pai” afirmou.

Reveja a transmissão da Ordenação Diaconal:

Fotos: Rayane Dionísio e Cleide Mara (Pascom)