28 de março de 2024

Ordenação Diaconal de Firmin Yaga III Onana, CICM é realizada em Ipatinga

19/07/2021 . Notícias da Diocese

Na manhã do último sábado, 17 de julho, repletos do espírito de gratidão, fiéis da Paróquia Cristo Redentor na cidade de Ipatinga (MG) puderam acompanhar com fé a Ordenação Diaconal de Firmin Yaga III Onana, CICM. A Ordenação foi realizada na Comunidade São Jorge no bairro Bethânia sob a imposição das mãos do Bispo Diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti. Participaram também sacerdotes da Congregação do Imaculado Coração de Maria (CICM), a qual o Neo-Diácono faz parte, representantes do clero diocesano e também seminaristas.

A ordenação consiste de uma série de momentos, entre eles, o do propósito dos eleitos. Várias são as perguntas que o bispo dirige aos candidatos. Entre elas:

. Quereis, pois, ser consagrados ao serviço da Igreja, mediante a imposição de minas mãos e a graça do Espírito Santo?

. Quereis desempenhar, com humildade e amor, o ministério dos Diáconos, como colaboradores da Ordem sacerdotal, para o bem do povo cristão?

. Vós, que estais prontos para abraçar o celibato, em sinal de vossos corações consagrados ao Cristo Senhor, quereis guardar para sempre o celibato por amor do Reino dos céus, a serviço de Deus e da humanidade?

. Quereis imitar sempre, na vossa vida, o exemplo de Cristo, de cujo Corpo e Sangue estareis a serviço?

Interessante ressaltar que já na ordenação diaconal (transitória), os candidatos assumem o compromisso pelo celibato sacerdotal, mesmo antes da ordenação presbiteral. Nosso Bispo em sua homilia convidou o ordenando Firmin a não esquecer do amor no serviço, vivendo o “Amor Diaconal” que todos, padres, bispos, Papa devem sempre valorizar no seu ministério (2a. leitura 1Co 13,1-8).

Após o propósito, Firmin Yaga prestou o juramento de obediência, a partir do qual, sabemos, caminha a Santa Igreja Católica e mantem-se a tradição. Findada a ordenação, o agora então, Neo-Diácono é revestido das vestes diaconais, com as quais recebe o livro dos Evangelhos sendo constituído mensageiro da Palavra de Deus.

Em tempos normais estaríamos com uma Igreja completamente lotada, contudo, face aos desafios dos tempos atuais, com total respeito aos protocolos exigidos, poucos foram os convidados para este momento tão importante. A Pastoral da Comunicação realizou a transmissão ao vivo da cerimônia nas redes sociais da Paróquia, contando com muitas visualizações do exterior, em especial de Camarões, terra natal de nosso querido Firmin.

Reveja a Ordenação:

Pastoral da Comunicação
Paróquia Cristo Redentor – Ipatinga (MG)