20 de abril de 2024

O Serviço de Amor à Vida na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano

05/10/2021 . Notícias da Diocese

Motivada pelo impulso missionário da Igreja e por estar atenta aos sofrimentos do povo de Deus, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano tem a satisfação de contar com mais um instrumento para o seu pastoreio, o Serviço de Amor à Vida (SAV), um grupo de fiéis que tem como objetivo “CONSCIENTIZAR, ACOMPANHAR E ACOLHER” mulheres, católicas ou não, que sofrem, por ter intenção de abortar, ou porque já participaram de forma indiretamente ou diretamente em aborto.

Para este delicado trabalho, o Serviço de Amor à Vida é formado por pessoas católicas, voltadas para oração inseridas na igreja e abertas ao diálogo, e atualmente é assessorado pelo Diácono Sérgio Odilon. O Serviço de Amor à Vida é organizado em quatro subgrupos que são compostos por Intercessores, Psicólogos, Advogados e Médicos. Sendo que há a possibilidade de se criar mais um subgrupo, o de Assistentes Sociais.

Idealizado desde o final do ano passado, o primeiro encontro do SAV foi em fevereiro de 2021, no C4 na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Ipatinga (MG). O grupo está se reunindo todo segundo sábado do mês, às 17h, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Vila Ipanema também em Ipatinga.

Os encontros contam com a récita do Terço Mariano, orações de cura, adoração, celebração da Palavra e Bênção do Santíssimo, momentos que são voltados para as famílias, gestantes, pela vida, pelas mães e pelos bebês.

Proposta de trabalho

O trabalho do SAV tem como base a conscientização e para isto visa oferecer dados sobre o aborto no mundo e no Brasil, informar o que é o aborto nas perspectivas da  medicina, da psicologia, da legislação e da espiritualidade, bem como apresentar as consequências de quem pratica o aborto a partir da visão destas áreas.

Para isso, a iniciativa contará também com a divulgação e defesa dos valores éticos e morais da inviolabilidade da vida humana desde sua concepção e dos direitos da família. Ademais, além do serviço informativo, e de certo modo preventivo, a outra finalidade do SAV é assistir de maneira concreta às meninas e mulheres que desejam realizar o aborto ou que já o tenha realizado, a fim de que elas possam encontrar apoio na vida fraterna e experimentar a Misericórdia de Deus.

Confira algumas fotos do último encontro do SAV: