“Amou-os até o fim” (Jo 13,1b)
A Igreja Particular de Itabira-Coronel Fabriciano, no último sábado, 20 de setembro, na Igreja Matriz da Paróquia Senhor do Bonfim, em Ipatinga, unida em oração, ancorados na esperança, celebrou a ordenação diaconal dos seminaristas André Dettoni da Silva, Marlon Mendes Gonçalves e Robson Aparecido Afonso.
A Solene Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti e contou com a presença de muitos clérigos, religiosos e religiosas da diocese e outras localidades e uma grande porção de fiéis oriundos, na sua maioria, das paróquias de origem dos ordinandos, de onde estiveram em estágio pastoral e em síntese vocacional.
O diácono é chamado a ser servidor, especialmente dos mais pobres e sofredores, como nos recorda o livro dos Atos dos Apóstolos (At 6,1-7b). O ministério diaconal é graça, é dom de Deus, sustentado pela graça de Deus. Quem o recebe refaz a experiência do profeta Jeremias (Jr 1,4-9) que reconhece a sua pequenez diante da grandeza da missão profética que recebia. Mas assim como ocorreu com Jeremias tenham a certeza da presença de Deus sustentando aqueles que ele chama e envia: Não tenhas medo, eu estarei contigo. É a Palavra que o Senhor dirige hoje também aos novos diáconos: “Não tenhas medo, pois eu estou contigo”. Não tenham medo diante dos desafios pastorais e exigências do ministério.
As vocações são resultado de uma Igreja que reza e suplica ao Senhor operários para a messe. Não deixemos de rezar pelas vocações, para que Deus suscite no coração de tantos jovens o ardente desejo de servi-lo mais de perto, quer na vida religiosa ou no ministério ordenado.
Que seja fecundo o ministério dos neo-diáconos.