25 de abril de 2024

Nota de Solidariedade e Campanha Diocesana em prol dos atingidos pelas chuvas

10/01/2022 . Notícias da Diocese

“Que devemos fazer?’ João respondia: ‘Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!’” (Lc 3, 10-11).

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, atenta à situação vivida pelas diversas famílias atingidas pelas fortes chuvas em alguns dos municípios desta Igreja Particular (Santa Maria de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Nova Era, Rio Piracicaba, Alvinópolis, Dionísio, João Monlevade, Antônio Dias, Mesquita, Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano), manifesta sua solidariedade a todos e declara estar em constante oração e realizando uma campanha monetária e de materiais, junto à Cáritas Diocesana, com a finalidade de auxiliar os afetados. Declara ainda estar trabalhando em parceria com a Defesa Civil em socorro dos nossos irmãos e irmãs.

Essa calamidade nos preocupa porque ainda estamos enfrentando a PANDEMIA DA COVID 19 e suas inúmeras variantes que, embora tenha sido controlada com a vacinação, ainda não findou e deixa muitos rastros de empobrecimento e fome.

Em defesa da vida e da dignidade humana, em parceria com a Cáritas Diocesana, conclamamos nossas comunidades eclesiais, paróquias, pastorais e todas as forças vivas da nossa Igreja a se unirem num mutirão de solidariedade, realizando ações emergenciais em favor das famílias desabrigadas que clamam por amparo neste momento de grande sofrimento.

Estamos precisando de: água mineral, alimentos não-perecíveis, material de higiene pessoal e de limpeza, roupas de cama e banho, colchão e máscaras descartáveis. A campanha dos materiais será realizada por todas as paróquias e, depois os mesmos serão encaminhados para os pontos de acolhimento em cada região pastoral, a saber: Região Pastoral 1, Santuário São Geraldo Majela, em Itabira; Região Pastoral 2, Arpas, em João Monlevade; Região Pastoral 3, Paróquia Cristo Rei – Comunidade São Miguel (Ipatinga), Paróquia Santo Antônio (Coronel Fabriciano), Paróquia São José (Timóteo).

Você também pode exercer sua solidariedade contribuindo de forma monetária (em dinheiro) pela Cáritas Diocesana:

Caixa Econômica Federal

Agência: 3377 / Operação: 013
Conta Poupança: 11.493-7
CNPJ: 20.962.437/0001-13
PIX: caritas@dioceseitabira.org.br

Que o Espírito Santo de Deus inspire nossas decisões e ações, sustentando os nossos passos na sua estrada da fraternidade, justiça e misericórdia para que gestos de compaixão, proximidade e solidariedade se multipliquem em favor dos que mais precisam.

Que pela intercessão amorosa de Nossa Senhora Aparecida e de São José, o Senhor nos livre dos males que espalham sofrimento e morte.

Firmados na esperança e na caridade, numa Igreja Sinodal, renovemos nosso compromisso com a vida.

Itabira, 10 de janeiro de 2022

Dom Marco Aurélio Gubiotti